Brasil

Outubro Rosa: começa o mês de conscientização sobre o câncer de mama

Doença é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo

Escrito por Meon

01 OUT 2024 - 16H08 (Atualizada em 01 OUT 2024 - 16H33)

laboratório Birck

O Outubro Rosa é uma das campanhas mais importantes de conscientização para a saúde feminina, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O movimento, que acontece em nível global, busca informar e mobilizar mulheres sobre a importância de realizar exames preventivos, como a mamografia, e adotar cuidados com a saúde para reduzir os índices de mortalidade causados pela doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, representando cerca de 25% dos novos casos a cada ano. Quando detectado precocemente, as chances de tratamento bem-sucedido chegam a 95%, o que reforça a importância do diagnóstico precoce.

Cuidar da saúde feminina é um investimento no bem-estar das famílias. A conscientização, o autoconhecimento e o acesso a consultas e exames preventivos é fundamental para a identificação de possíveis alterações no corpo, garantindo um diagnóstico precoce de vários tipos de doenças e também do câncer.

Em geral, os sinais e sintomas do câncer de mama podem incluir desde nódulos ou massas palpáveis nas mamas ou axilas; mudanças no tamanho ou formato das mamas, alterações na pele como vermelhidão ou aspecto de casca de laranja, até a secreção anormal dos mamilos. É vital que as mulheres estejam atentas a esses sinais e procurem assistência médica imediatamente ao perceber qualquer alteração.

O tratamento do câncer de mama pode variar conforme o estágio e as características do tumor, e podem incluir a cirurgia com a remoção do tumor, nódulo ou mama, o uso da radioterapia como forma de eliminação das células cancerígenas, a quimioterapia e a terapia hormonal, utilizada em casos onde o câncer é sensível a hormônios.

Entre os fatores de risco relacionados ao câncer estão a obesidade, o tabagismo e incluem também os maus hábitos alimentares (elevada prevalência de consumo de alimentos ultraprocessados).

A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para lembrar que o cuidado com a saúde deve ser constante e não apenas uma preocupação sazonal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.