Pesquisa do Procon-SP aponta aumento nas taxas de juros dos consignados

Levantamento mostra grande variação entre instituições financeiras

Escrito por: Da redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Um estudo realizado pelo Procon-SP revelou que todas as modalidades de crédito consignado tiveram aumento nas taxas de juros entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. A pesquisa comparou os valores cobrados por seis grandes instituições financeiras e identificou variações significativas nos percentuais aplicados aos empréstimos.

+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Para empregados do setor privado, os juros subiram 0,73 ponto percentual nos contratos de 12 meses e 0,40 ponto percentual nos de 48 meses. Já para servidores públicos estaduais, o acréscimo foi de 0,14 ponto para contratos de um ano e 0,21 ponto para aqueles de quatro anos. Aposentados do INSS também sentiram o impacto, com um reajuste de 0,14 ponto percentual em ambos os prazos analisados.

O levantamento apontou ainda uma diferença de até 3,23 pontos percentuais entre os bancos pesquisados. Para contratos de 12 meses, algumas instituições cobravam taxas de 3,26% ao mês, enquanto outras chegavam a 6,49%. Nos contratos de 48 meses, a variação foi de 2,89% a 5,89% ao mês.

+ Receba as principais notícias do dia – Clique AQUI

A pesquisa, realizada com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander, destacou que, no início de janeiro, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) autorizou um aumento no teto dos juros para beneficiários do INSS, elevando o limite de 1,66% para 1,80% ao mês.

+ Leia mais notícias do Brasil

Tags:destaquerotativoPublicado em: