O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou crescimento de 3,4% em 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (7). O valor nominal da economia brasileira alcançou R$ 11,7 trilhões no período.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O avanço foi superior ao de 2023, quando o PIB cresceu 3,2%, mas ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava um crescimento de 4,1%. Além disso, o último trimestre do ano registrou um aumento de apenas 0,2%, sinalizando uma desaceleração econômica entre outubro e dezembro.
Os setores de serviços (alta de 3,7%) e indústria (crescimento de 3,3%) foram os principais responsáveis pelo resultado positivo. Já a agropecuária teve um desempenho negativo, com retração de 3,2% no ano.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Outro fator determinante para o crescimento foi o consumo das famílias, que subiu 4,8% em relação a 2023. Segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, a alta foi favorecida por uma combinação de fatores, como programas de transferência de renda, melhora no mercado de trabalho e taxas de juros mais baixas na média do ano.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.