Brasil

Polícia fecha fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Americana

Operação apreendeu itens usados na adulteração de bebidas

Escrito por Meon

01 OUT 2025 - 10H45

PCSP/Divulgação

A Polícia Civil de São Paulo desarticulou, nesta terça-feira (30), uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Americana, no interior paulista, e prendeu duas pessoas suspeitas de participação no esquema. No local, uma chácara na zona rural da cidade, foram apreendidos cerca de 17,7 mil itens utilizados para adulteração, incluindo recipientes para armazenamento, transporte de líquidos e garrafas vazias.

De acordo com o delegado Wagner Carrasco, responsável pela investigação, a produção abastecia tanto o comércio local quanto a capital paulista. “A gente investigava esse local há mais de um mês. Hoje, durante o cumprimento dos mandados, encontramos essa fábrica clandestina em um dos endereços. Ela era muito bem estruturada”, disse.

Segundo a polícia, eram falsificados uísque, gim e vodca, mas não foi identificado o uso de metanol. Os dois detidos vão responder por crimes contra a propriedade material, contra a saúde pública e contra a relação de consumo.

Outras apreensões no estado

Na capital paulista, a Polícia Civil apreendeu mais de 800 garrafas de bebidas com suspeita de adulteração durante fiscalizações entre segunda (29) e terça-feira (30). Já em Mogi das Cruzes, uma adega foi alvo da operação, com apreensão de 80 garrafas e abertura de inquérito contra os proprietários.

Casos de intoxicação e mortes

A Secretaria Estadual da Saúde informou que cinco pessoas já morreram em São Paulo após casos de intoxicação por metanol. Até o momento, são sete casos confirmados e outros 15 em investigação.

O metanol é altamente tóxico e, quando ingerido, pode ser metabolizado em formaldeído e ácido fórmico, substâncias que provocam cegueira e até a morte. Entre os sintomas mais comuns estão visão turva, perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e suor excessivo.

As autoridades reforçam que qualquer pessoa que apresente esses sintomas após o consumo de bebida alcoólica deve procurar imediatamente atendimento médico.

📞 Canais de emergência:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001

Centro de Controle de Intoxicações de SP: (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733

✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.