Brasil

Caso Marielle: Ronnie Lessa é condenado a 90 anos de prisão

Ex-policial está em preso em Tremembé

Escrito por Meon

23 MAI 2025 - 11H32 (Atualizada em 23 MAI 2025 - 13H17)

Reprodução

O ex-policial militar Ronnie Lessa foi condenado a 90 anos de prisão em regime fechado nesta quinta-feira (22) pelo assassinato do ex-policial militar André Henrique da Silva Souza e de sua companheira, Juliana Sales de Oliveira. A decisão foi tomada pelo 3º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, em sessão presidida pela juíza Tula Correa de Mello, que durou mais de 18 horas. Também foi fixada a pena de 45 anos para o ex-vereador Cristiano Girão, apontado como mandante do crime.

Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Os réus participaram do julgamento por videoconferência, pois já estavam presos: Lessa cumpre pena na Penitenciária de Tremembé (SP) pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, enquanto Cristiano Girão está detido no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro.

O crime ocorreu em 2014, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa teria sido contratado para matar André Henrique, considerado rival político de Girão, que comandava uma milícia na região. A juíza ressaltou a "desproporcionalidade" da violência, já que Lessa disparou ao menos 33 tiros com fuzis de guerra, usados em contextos de conflito internacional.

“A afronta direta ao estado do Rio de Janeiro é que organizações criminosas possuam armas de grosso calibre, utilizadas em guerras como na Ucrânia e Rússia, para cometer crimes,” destacou a magistrada. Ela também mencionou que os corpos das vítimas ficaram tão desfigurados que familiares não conseguiram se despedir.

Receba mais notícias em nosso WhatsApp, entre no grupo!

Ronnie Lessa já havia sido condenado a mais de 78 anos por participação no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, ocorrido em 2018. As condenações incluem também tentativa de homicídio contra a assessora de Marielle, Fernanda Chaves, que sobreviveu ao ataque, e receptação do veículo usado no crime.

Leia mais notícias do Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.