Brasil

RS tem 336 cidades em estado de calamidade

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (5)

Escrito por Meon

06 MAI 2024 - 08H59

Reuters/Diego Vara

Neste domingo (5), o governo federal anunciou o reconhecimento do estado de calamidade para 336 municípios do Rio Grande do Sul, impactados pelas intensas chuvas que atingem a região.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Até o momento, as chuvas já causaram 78 mortes e deixaram mais de cem feridos.

Com essa declaração, os municípios afetados se tornam elegíveis para receber repasses de verbas federais de forma mais rápida e com menos burocracia. A lista completa dos municípios em estado de calamidade foi divulgada no Diário Oficial da União e inclui cidades como Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no estado recentemente, afirmou que não haverá impedimento burocrático para a recuperação do Rio Grande do Sul. Ele destacou a importância de ajudar o estado que sempre contribuiu para o país.

Além disso, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, defenderam a flexibilização das regras fiscais para auxiliar na reconstrução do estado. Ambos mencionaram a necessidade de medidas extraordinárias para garantir o apoio financeiro necessário.

Até o momento, além das vítimas fatais, há 105 pessoas desaparecidas e 175 feridas. Mais de 134 mil pessoas estão deslocadas, com cerca de 18 mil em abrigos e o restante em casas de parentes ou amigos. Ao todo, 341 municípios foram afetados, impactando mais de 844 mil pessoas.

Segue abaixo a lista dos municípios em estado de calamidade, de acordo com o governo federal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.