O início do ano, em vários estados brasileiros, é marcado pelas mudanças climáticas. Com a quantidade excessiva de chuvas e calor, surgem as chamadas síndromes respiratórias. Os adultos e, principalmente, as crianças são as principais vítimas, na mira das viroses.
A médica infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, explica que a questão mais importante nesse momento de períodos chuvosos é entender que as infecções virais são comuns, pouco graves e autolimitadas. Nos primeiros anos de vida, as crianças costumam ter várias viroses respiratórias por ano e isso acaba preocupando os pais. “Se a criança estiver com uma alimentação saudável, bem hidratada, com o sono regulado, uma higiene ambiental adequada e o cartão de vacina em dia, estes episódios vão ser bem mais limitados e menos impactantes para a criança”, orienta.
Outras medidas preventivas podem ser seguidas como usar roupas adequadas, evitar horários e locais com aglomeração de pessoas como parques e shoppings, e limpeza do ar-condicionado, ventiladores e filtros de ar com frequência. Em crianças alérgicas, evitar contato com carpetes e tapetes, por acumularem ácaros com facilidade. E, claro, usar álcool gel e fazer higienização das mãos várias vezes durante o dia.
O Sistema Hapvida disponibiliza o serviço de telemedicina que funciona como uma “Clínica Digital”. Uma nova estratégia para facilitar o acesso às consultas programadas, evitando assim, que os pacientes procurem somente as unidades físicas de saúde. A plataforma pode auxiliar bastante, principalmente, a vida dos pais com filhos doentes.
Para o Dr. Luciano Cunha, diretor médico de saúde digital, a telemedicina oferece também mais conforto e segurança ao beneficiário, que pode ter acesso, de qualquer lugar, a consulta médica, avaliação de sintomas e, se necessário, receita médica e atestado. Podem ser realizadas até novas consultas para o acompanhamento da evolução do paciente. “Quando os sintomas são muitos graves, as pessoas devem buscar uma unidade hospitalar, caso contrário, por meio da teleconsulta, o médico vai avaliar o paciente e solicitar, se preciso, que vá até uma unidade para um tratamento mais específico. Isso evita a ida desnecessária a uma emergência quando apresentam sintomas leves que podem ser tratados em casa”, enfatiza.
São 26 especialidades, como clínica médica, pediatria, gastroenterologia, infectologia, hematologia, nefrologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, psicologia e nutrição, 24 horas por dia.
A funcionalidade está disponível para os clientes do Sistema Hapvida, por meio do site: https://www.hapvida.com.br/teleconsulta
Após o login no Portal, basta escolher a opção desejada. Pela plataforma, o cliente tem acesso ainda à receita, atestado, prescrição de exames de sua consulta realizada. Também é possível avaliar a consulta, no fim do atendimento.
O Hapvida é o maior sistema de planos de saúde e odontológicos do Brasil em número de beneficiários. Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto o GNDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 66 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas. Com a missão de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.
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