Brasil

Sol volta ao RS mas, nível do Guaíba ainda é alto

Senado protocola PEC para acelerar a transferência de recursos

Escrito por Meon

06 MAI 2024 - 14H59 (Atualizada em 06 MAI 2024 - 15H23)

Agência Brasil

De acordo com o balanço divulgado pelo governo estadual nesta segunda-feira (6), já são 850.422 pessoas impactadas pelas chuvas em 345 municípios gaúchos.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

Dos municípios do Rio Grande do Sul, cerca de 70% foram atingidos pelas tempestades, afetando aproximadamente 7,5% da população estadual.O balanço atualiza para 83 o número de mortes confirmadas, com mais quatro óbitos em fase de investigação. Além disso, 111 pessoas encontram-se desaparecidas e 276 estão feridas.

São contabilizados 121.957 desalojados, que tiveram que deixar suas residências devido aos riscos iminentes, além de 19.368 pessoas que estão em abrigos. 

O Sol voltou a predominar desde o domingo (5), mas mesmo assim, o nível do Guaíba continua alto, já que o lago recebe águas vindas de outras regiões. Enquanto a medida de alerta é de 2,5 metros, o nível atual do Guaíba, de acordo com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços, está em 5,26 metros. No domingo, a medida chegou a 5,31 metros.

Ajuda Federal

No domingo (5),  ao acompanharem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros em visita ao Rio Grande do Sul, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmaram que vão trabalhar para que o Congresso Nacional elabore um pacote de ações para reduzir a burocracia e ampliar o socorro financeiro ao estado.

Esta manhã, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou, no Senado, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê formas de acelerar a transferência de recursos financeiros para estados atingidos por calamidades públicas resultantes de condições climáticas adversas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.