Brasil

Três médicos de SP são executados no Rio de Janeiro

Irmão da deputada Sâmia Bomfim está entre as vítimas

Escrito por Meon

05 OUT 2023 - 11H12 (Atualizada em 05 OUT 2023 - 12H18)

Reprodução Redes Sociais

Na madrugada desta quinta-feira (5), três médicos foram mortos a tiros em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Entre eles, está o irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Diego Ralf Bomfim. Uma quarta vítima foi atingida pelos disparos e socorrida para uma unidade de saúde da cidade, e apresenta quadro estável.

+ Leia mais notícias do Brasil

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

Imagens de câmeras de monitoramento do local mostram um carro branco parado na avenida da praia. Os ocupantes do veículo, todos vestindo roupa preta, desembarcam e vão em direção às vítimas, que estão sentadas no quiosque. O caso ocorreu por volta de 1h.

A movimentação é toda registrada pelas imagens. Os criminosos passaram a atirar contra as vítimas, e dá início a correria de pessoas que estão no local. Após os disparos, os atiradores voltaram correndo para o carro. Até o momento ninguém foi preso.

Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Diego Ralf foram atingidos, eles chegaram a receber atendimento médico dos bombeiros, mas não resistiram. Um quarto homem, identificado como Daniel Sonnewend Proença, também foi atingido pelos disparos, mas foi levado para o Hospital Lourenço Jorge, também na Barra.

A perícia da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) realizou uma perícia no local, e investiga as mortes.

Os três profissionais são de São Paulo e estavam no Rio para um congresso Minimally Invasive Foot Ankle Society (Mifas), que ocorrerá nesta quinta.

Repercussão

O Psol, partido de Sâmia e Glauber, divulgou nota de pesar pelo assassinato do irmão da parlamentar e demais vítimas do ataque, e também pediu investigação "rigorosa e eficiente" das autoridades:

"O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta seu profundo pesar e indignação diante do assassinato do médico Diego Ralf Bonfim, irmão da deputada Samia Bomfim, e de seus colegas Marcos Andrade Corsato e Perseu Ribeiro de Almeida. Expressamos toda nossa solidariedade e apoio à deputada e à sua família, assim como aos familiares dos colegas de Diego.

Exigimos às autoridades competentes que investiguem este crime de forma rigorosa e eficiente, para que os responsáveis sejam identificados e punidos de acordo com a lei.

O PSOL também reforça seu compromisso com a luta por um Brasil mais seguro, justo e igualitário, onde vidas não sejam perdidas para a violência desenfreada."

O deputado federal Orlando Silva também se manifestou e afirmou estar “perplexo” com o caso e se solidarizou com a dor de Sâmia. “Os criminosos nada levaram, apenas renderam e atiraram, o que leva a polícia a investigar a hipótese de execução. Frieza e violência abomináveis. Meus sentimentos aos familiares e amigos, especialmente à deputada @samiabomfim , irmã de uma das vítimas”, escreveu no Twitter.

Em nota, a Associação Médica Brasileira, lamentou sobre o caso.

"A Associação Médica Brasileira (AMB) recebe com consternação a notícia dos assassinatos dos médicos Drs. Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nesta madrugada. [...] É mais um episódio chocante, produto da violência sistêmica que historicamente parece ser negligenciada no País. Conclamamos as autoridades à célere investigação, apuração dos fatos e à punição dos criminosos."

Por fim, instamos ao Ministério da Justiça, às secretarias estaduais e municipais de Segurança à união de esforços para a construção de um plano consistente de combate à violência e de segurança que leve em conta as necessidades de nossa sociedade."

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.