Caçapava atinge nota máxima no ranking de transparência do Estado

Cidade conquistou pontuação pela 1ª vez e é a única na região no ranking

Escrito por: Moisés Rosa2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140413henrique_rinco_cacapava_divulgacao

Prefeito afirma que lei municipal deu transparência

Divulgação/PMC

Caçapava conquistou, pela primeira vez, a nota máxima no ranking de transparência do MPF (Ministério Público Federal). A avaliação foi divulgada neste mês e a cidade foi a única da região a atingir a pontuação. Outras seis cidades do Estado conquistaram a nota máxima – Guarujá, Indaiatuba, Marília, Santos, Sorocaba e Taboão da Serra.

Segundo o relatório do MPF, 645 municípios do Estado de São Paulo foram analisados. São considerados os cumprimentos de leis referentes à transparência em uma escala de que vai de zero a dez.

645 municípios do Estado de São Paulo foram analisados; avaliação vai de zero a dez

Para o prefeito de Caçapava, Henrique Rinco (PSDB), a boa pontuação no ranking é reflexo da lei municipal criada para dar transparência às contas públicas. A lei entrou em vigor em 2013 e, de acordo com Rinco, ampliou a transparência do governo. O governo elaborou um novo portal com as determinações previstas nas leis, com publicações de editais, receitas, despesas e licitações.

“Uma das primeiras preocupações desde que assumi a gestão foi determinar à equipe que levasse a transparência dos atos governamentais ao nível máximo”, disse.

Lava Jato
Rinco destaca as ações do MPF em relação à fiscalização das contas e o trabalho de combate à corrupção. Para ele, a cidade estar no topo do ranking demonstra o comprometimento da administração. “O Ministério Público Federal é uma instituição totalmente isenta, fiscalizando a lei no plano federal. Não podemos nos esquecer que é o MPF que está combatendo a corrupção na política em várias operações, com destaque à Lava Jato. É um reconhecimento que orgulha todo caçapavense”, acrescenta.

Publicado em: