Câmaras na RMVale passam por renovação de quadros

Em Taubaté, quase metade dos eleitos são ‘marinheiros de primeira viagem’

Escrito por: Murilo Cunha6 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Taubaté teve um 2016 turbulento para a cobertura política. Em poucos meses, a cidade vivenciou uma verdadeira dança das cadeiras – com o perdão do clichê. Sai prefeito, entra prefeito. Sai presidente da Câmara, entra vice. Sai vereador, entra suplente. Volta prefeito, e tudo volta a ser como antes. Ao menos, por ora: no dia 1º de janeiro, o prefeito Ortiz Júnior assume seu segundo mandato e a Câmara Municipal inicia uma nova legislatura, trocando quase a metade do quadro de vereadores.

Nove, dos dezenove vereadores eleitos, não ocupam nenhuma cadeira na Casa de Leis. Destes, sete foram eleitos pela primeira vez e apenas um já chegou a assumir como suplente. No próximo domingo (1), eles tomam posse dos cargos oficialmente. A revista Metrópole Magazine entrevistou os eleitos para a edição do mês de dezembro. Confira abaixo:

Rodson Lima Jr.

rodson_lima_jr_1

Partido: PV

Idade: 33

Naturalidade: Taubaté

Eleições disputadas: 02

Filho do falecido ex-vereador Rodson Lima, Rodson Lima Júnior é o único que já ocupou o cargo de vereador na cidade – durante os três meses do vereador Paulo Miranda no Palácio Bom Conselho, ele assumiu o gabinete como suplente.

“O [meu] pai, nos seus últimos dias de vida, me chamou pra conversar. Ele falou ‘filho, eu creio que você tem um futuro na política, você já foi bem votado na última eleição. O pai cometeu algumas coisas que não deveria ter cometido, mas você aprendeu o que deve e o que não deve ser feito’”.

Guará Filho

guara_filho

Partido: PR

Idade: 34

Naturalidade: Tremembé

Eleições disputadas: 01

Ex-presidente do Sindicato do Servidor Público Municipal, Guará Filho disputou as eleições pela primeira vez e foi o mais votado dentre os novatos: 2.002 votos. Na Câmara, afirma que vai continuar trabalhando pelo servidor municipal e que vai tentar trazer parcerias com o Ministério dos Transportes.

“A população de Taubaté pode entender o nosso mandato como um mandato combatente. O Sindicato foi uma entidade importante nessa trajetória, tive a oportunidade de mostrar a forma que eu trabalho. O servidor viu que a gente não fica só na conversa. O Guará Filho vem para realizações, e não para ficar de promessa e blablablá”.

Dentinho

dentinho

Partido: PV

Idade: 50

Naturalidade: Taubaté

Eleições disputadas: 02

Ator formado pela escola Fêgo Camargo e ligado ao setor cultural, João Henrique de Moraes, o Dentinho, foi candidato em 2012 e quase se elegeu: candidato pelo PSB, obteve mais de 1.300 votos, mas foi barrado pelo quociente eleitoral. Agora no PV, foi o escolhido de 1.800 eleitores e garantiu uma vaga na Casa.

“Sempre que você faz algo pela primeira vez, com inexperiência, você acaba comentendo algumas falhas. Desta vez não, e como você já foi candidato antes, as pessoas começam a gravar a sua figura. Eu quero trabalhar pela área da cultura, e já estou avaliando alguns projetos, como a revitalização do Sítio do Pica-Pau amarelo e de outros parques da cidade”.

Vivi da Rádio

vivi_da_radio

Partido: PSC

Idade: 40

Naturalidade: Taubaté

Eleições disputadas: 02

Radialista, Vivi disputou a sua primeira eleição em 2012 sem grandes expectativas: seu nome foi lançado para ajudar a preencher a cota de 30% de mulheres na chapa. Mesmo assim, teve uma atingiu quase 800 votos, o que serviu de estímulo para uma segunda tentativa.

“Tenho quase 20 anos de rádio em Taubaté, e a gente sempre acaba sendo um ponto de socorro para as pessoas necessitadas, que não conseguem ajuda. Faço esse trabalho e sempre gostei. Passei a atuar mais fortemente na área de ação social e acabei me apaixonando, por isso decidi me candidatar”.

 Jessé

jesse

Partido: Solidariedade

Idade: 42

Naturalidade: Resende – RJ

Eleições disputadas: 01

Jessé atuou durante quatro anos como assessor no gabinete do falecido vereador Rodson Lima e mais quatro no gabinete do prefeito Ortiz Júnior. Ele atribui o resultado nas urnas a um “reconhecimento” do seu trabalho nesses dois períodos.

“Tenho um histórico de trabalho tranquilo, mas sempre fazendo o possível para atender à população. Estive em contato com o povo e pude dar retorno às demandas que surgiam, eu acho que isso foi um grande diferencial para a minha campanha”.

Loreny

loreny

Partido: PPS

Idade: 25

Naturalidade: Taubaté

Eleições disputadas: 01

Mais jovem dentre os novos vereadores, Loreny também foi a que teve a campanha mais barata: no total, foram R$ 3.810, sendo quase 25% do valor em recursos próprios. Econômica, a campanha foi calcada no boca a boca pelas redes sociais.

“Tenho como missão fazer do meu mandato um mandato educativo, levando os debates para a população, traduzindo os assuntos políticos para uma linguagem mais simples. Os políticos gostam de dizer que a população não participa, mas ela não participa porque é difícil participar. A informação é difícil de digerir e é difícil as pessoas terem tempo livre fora. Quero promover a participação popular, o entendimento do orçamento público e a transparência”.

 Boanerge

boanerge

Partido: PTB

Idade: 62

Naturalidade: Itaberaba – BA

Eleições disputadas: 01

Policial militar, Boanerge atualmente ocupa o cargo de Diretor de Segurança Pública, nomeado pelo prefeito Ortiz Júnior. Apesar disso, ele afirma não se considerar um político. Originalmente, o nome de Boanerge não estava na lista dos vereadores eleitos: ele entrou após o julgamento de recursos que acabaram por alterar o quociente eleitoral.

“Eu não me considero uma pessoa política, mas faço parte de um grupo que enxergou em mim esse potencial e me direcionou para a candidatura. Aceitei a proposta, mas fui sem pretensões, não sabia que poderia dar certo. De certo modo, foi até surpreendente, porque eu saí candidato aos 40 do segundo tempo”.

Outras cidades

São José dos Campos

São José, que possui 21 vereadores, também elegeu oito novatos – cerca de 40% de renovação na Câmara:

Esdras Protetor – SD – 9.495 votos

Flávia Carvalho – PRB – 6.329 votos

Sérgio Camargo – PSDB – 5.533 votos

José Dimas – PSDB – 3.782 votos

Lino Bispo – PR – 3.749 votos

Maninho Cem por Cento – PTB – 3.491

Marcão da Academia ao Ar Livre – PTB – 3.125 votos

Jacareí

A maior renovação ficou por conta de Jacareí: a cidade vai trocar 9 dos seus 13 vereadores por políticos que se elegera pela primeira vez neste ano:

Lucimar Ponciano – PSDB – 2.305 votos

Paulinho dos Condutores – PR – 1.928 votos

Patrícia Juliani – PSDB – 1.905 votos

Sônia Patas da Amizade – PSB – 1.759 votos

Juarez Araújo – PSD – 1.626 votos

Luís Flávio (Flavinho) – PT – 1.495 votos

Abner Rosa – PR – 1.422 votos

Publicado em: