Campos do Jordão registra geada e tem menor temperatura de São Paulo nesta quinta-feira (18)

Cidade registrou 3,9°C na madrugada e voltou a amanhecer com geada às vésperas da chegada do inverno

Escrito por: Rubens Baracho2 min de leitura
Geada_Campos_do_Jordao-695274

Campos do Jordão voltou a registrar geada e amanheceu com a menor temperatura do estado de São Paulo nesta quinta-feira (18). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados pela Defesa Civil Estadual, os termômetros marcaram 3,9°C durante a madrugada na cidade da Serra da Mantiqueira.

O frio intenso também chamou a atenção de moradores e turistas logo nas primeiras horas do dia. O tradicional termômetro turístico instalado na entrada da cidade, próximo ao portal, chegou a indicar temperatura de -2°C. Apesar da marca negativa, o equipamento não é utilizado para medições oficiais.

A geada cobriu carros, gramados e telhados, criando um cenário típico do inverno jordanense. Imagens registradas pela manhã mostram veículos cobertos por uma fina camada de gelo, resultado das baixas temperaturas registradas durante a madrugada.

Embora o frio tenha sido intenso, a temperatura oficial registrada nesta quinta-feira não superou o recorde de menor temperatura do ano em Campos do Jordão. Segundo o Inmet, a menor marca de 2026 foi registrada em 12 de maio, quando os termômetros chegaram a 2,1°C.

Na quarta-feira (17), a cidade já havia enfrentado uma madrugada gelada, com mínima de 3,1°C e ocorrência de geada. A sequência de dias frios reforça a aproximação do inverno, que começa oficialmente no próximo domingo (21).

Meteorologistas apontam que a tendência é de continuidade das baixas temperaturas durante as madrugadas na Serra da Mantiqueira nas próximas semanas, aumentando as chances de novas ocorrências de geada na região.

Campos do Jordão é uma das cinco cidades do Vale do Paraíba e da região bragantina que contam com estação meteorológica do Inmet, responsável pelas medições oficiais de temperatura utilizadas nos levantamentos climáticos do estado.

Tags:Campos do Jordãoserra da mantiqueiraPublicado em:

Posts Relacionados