Cão salvou família em incêndio no Urbanova

Casa foi interditada para moradia após a tragédia com a morte de uma idosa

Escrito por: Da redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
casa_1

Parte da casa ficou totalmente destruída com o incêndio

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um cachorro de estimação evitou que o incêndio ocorrido no último final de semana em um condomínio no bairro Urbanova, zona oeste de São José dos Campos, terminasse em uma tragédia ainda maior.

Uma casa do condomínio Residencial Mont Serrat pegou fogo na madrugada deste domingo (2), provocando a morte de uma mulher de 87 anos. Outras quatro pessoas da família –um homem de 53 anos, uma mulher de 38, e duas crianças de 7 e 13 anos– conseguiram escapar com vida, procurando abrigo na sacada.

“Segundo o proprietário [da casa], o que salvou a vida da família foi o cãozinho. Estavam todos dormindo [no momento do incêndio]. Com o cheiro da fumaça, o cão começou a latir”, afirmou Antonio Carlos Bernardes, capitão do Corpo de Bombeiros, em entrevista à TV Vanguarda.

“Ele [dono da casa] se preocupou em levar os filhos para um lugar seguro. Quando voltou para buscar a mãe, não conseguiu entrar mais na casa.”

Equipes da Polícia Técnico-Científica e da seguradora da casa estiveram no local nesta segunda-feira (3).

A casa foi interditada pela Defesa Civil. A polícia instaurou um inquérito para investigar o caso.

O incêndio

O incêndio aconteceu na madrugada de domingo em uma casa do Residencial Mont Serrat, condomínio de alto padrão do bairro Urbanova.

O imóvel, de 800 metros quadrados, possuía um sistema automatizado elétrico de abertura de portas e janelas em caso de incêndio.

A idosa foi resgatada pelos bombeiros em um quarto, já com queimaduras em 60% do corpo. A equipe tentou reanimar a vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo familiares, a idosa era mãe do dono da casa e não morava no condomínio. Ela visitava a família.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal suspeita é que o fogo tenha começado após um curto-circuito, mas somente a perícia poderá apontar as causas do incêndio.

O Meon tentou contato com familiares da idosa, sem sucesso. Nenhum representante do condomínio quis falar sobre o caso.

Publicado em: