Caraguá pede ajuda ao governo federal para socorrer vítimas das chuvas
Apoio foi recebido por meio da Secretaria Estadual de Defesa Civil


Cidade ainda está em estado de alerta
Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba pediu ajuda ao governo do Estado para socorrer as vítimas das chuvas que castigaram a cidade nos últimos dias.
Caraguá ainda está em estado de alerta e tem 103 pessoas desalojadas.
Segundo o vice-prefeito Campos Junior (PPS), coordenador da Defesa Civil do município, o Estado já enviou emergencialmente colchões, kits de limpeza, kits de higiene e cestas básicas. Elas somaram até o momento cerca de dois caminhões.
A comunicação preliminar da situação de emergência da cidade foi solicitada logo após a primeira chuva forte na cidade que aconteceu na última quarta-feira (15). Ainda segundo Campos Junior, a situação de emergência facilita a compra de remédios e mantimentos.
“Estamos no status de situação de emergência. Isso faz com que o governo municipal possa abreviar procedimentos administrativos e consiga comprar remédio, comida, cobertores, fazer aluguel de máquinas e caminhões. Isso é o que está ajudando as pessoas da cidade. A ajuda da Defesa Civil do Estado talvez seja uma décima parte de tudo aquilo que acabamos gastando. Ainda estamos calculando o impacto orçamentário”, disse Campos.
“Estamos fazendo a proporção de todos os impactos de todas as secretarias. A Secretaria de Serviços Públicos teve que alugar equipamentos que não tinha, funcionários tiveram que fazer horas extras. Estamos dimensionando tudo”, completou.
Desabrigados
Uma das grandes preocupações da Defesa Civil é a quantidade de água que ainda está no solo das encostas dos morros que cercam a cidade. O Instituto Geológico do Estado de São Paulo fez um mapeamento das áreas de risco e moradores dos locais mais afetados pelas chuvas foram direcionados para o abrigo municipal e casas de familiares e amigos.
Até o momento, 53 pessoas estão no abrigo e mais 50 moradores estão nas casas de amigos e familiares, somando ao todo mais de 100 pessoas desalojadas. As famílias estão recebendo doações e o que eles estão mais precisando são colchões, eletrodomésticos, móveis, utensílios e mantimentos. Para fazer doações, basta ligar nos telefones: 0800-7747055 ou (12) 3886-3079.
Posts Relacionados

Patrulha Maria da Penha detém motorista embriagada após colisão na contramão no Jardim Ismênia em SJC

Taubaté estreia no Circuito Sesc de Corridas com provas de 6 km e 10 km

Núcleo urbano do Capão Grosso obtém matrícula de regularização
