Caraguatatuba aprova doação de terreno para Hospital Regional
Os vereadores de Caraguatatuba aprovaram por unanimidade o projeto de Lei que autoriza o Executivo a doar uma área ao Estado de São Paulo destinada à implantação do Hospital Regional na cidade. O vereador Celso Pereira, o Celsinho (DEM), líder da bancada governista na Casa, salienta a importância da conquista para a região. “Toda a região vai ganhar”, avalia.


Governo do Estado confirma licitação e início das obras para 2015
Ilustração/Divulgação
Os vereadores de Caraguatatuba aprovaram por unanimidade o projeto de Lei que autoriza o Executivo a doar uma área ao Estado de São Paulo destinada à implantação do Hospital Regional na cidade. O vereador Celso Pereira, o Celsinho (DEM), líder da bancada governista na Casa, salienta a importância da conquista para a região. “Toda a região vai ganhar”, avalia.
A área, de 20.226,96 m², está localizada no bairro Pontal Santa Marina e de acordo com informações do Departamento Regional de Saúde (DRT) do Governo do Estado, o hospital será construído com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ainda conforme a DRT, as obras devem ser licitadas e iniciadas em 2015. O investimento inicial previsto para a construção do Hospital Regional é de R$ 100 milhões. “Vale ressaltar que o local onde será instalado o hospital foi definido após um estudo técnico baseado nas necessidades regionais”, afirma a nota da assessoria de imprensa.
O projeto assinado pelo Grupo Técnico de Edificações da Secretaria de Estado da Saúde prevê a construção de seis pavimentos e um heliponto. O Hospital Regional deve contar com salas de emergência, diagnóstico, administração, apoio logístico, áreas técnicas, unidades de internação, centros cirúrgicos, day clinic, agência transfusional, central de materiais e esterilização, 40 leitos de UTI, três acessos para veículos e um para pedestres, estacionamento para ambulâncias, estacionamento para usuários com 90 vagas, bicicletário e área técnica de apoio.
Secretários de Saúde
A secretária municipal de Saúde de Caraguatatuba, Marina de Fátima de Oliveira, afirma que segundo informações passadas pelo Governo do Estado, o processo de licitação está previsto para começar em abril do ano que vem. “A aprovação do projeto para a doação do terreno é um passo extremamente importante não só para Caraguá como para toda a região. Teremos um hospital de alta complexidade com 200 leitos que vai contemplar nossa realidade e atender as quatro cidades”, salienta.
Segundo Marina, hoje os quatro municípios enviam os pacientes que precisam de atendimento de alta complexidade para as cidades de Taubaté, São José dos Campos e em alguns casos até para a capital. “Com o Hospital Regional isso não será mais necessário”, completa.
A secretária de Saúde de Ubatuba, Ana Emília Gaspar, acredita que a construção do hospital trará um processo de cura mais digno para os pacientes da região. “Para Ubatuba, a construção deste hospital é de extrema importância pois, é de alta complexidade e será retaguarda para os tratamentos que hoje acontecem um Taubaté, São Jose dos Campos e Jacareí. Assim, os munícipes de Ubatuba, usuários do Sistema Único de Saúde, terão um menor deslocamento na realização dos tratamentos, tornando o processo de cura mais digno”, destaca.
Lúcia Heidorn Reale Colucci, secretária de Saúde de Ilhabela, ressalta as dificuldades que Ilhabela, um município-arquipélago, sempre encontrou nas distâncias e tempo necessários para a locomoção aos serviços de referência em Saúde na região, geralmente no Vale do Paraíba. “É evidente que recebemos com grande satisfação a certeza que o Hospital Regional do Litoral Norte será em breve uma realidade. A maior proximidade do atendimento de alta complexidade, principalmente em traumas, certamente propiciará enorme ganho na qualidade da assistência e reduzirá as sequelas provocadas por esses eventos”, conclui.
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Saúde de São Sebastião para comentar o assunto, mas até o fechamento da matéria não houve retorno.
Posts Relacionados

Chuvas em setembro aumenta em 30% o serviço de tapa-buracos

HM recebe classificação A+ da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Sete procurados pela Justiça são capturados em menos de seis horas no Vale do Paraíba
