Casa Oficina recebe última apresentação de Yayá, em Taubaté

Espetáculo encenado em casa/atelier agita a cena independente da cidade

Escrito por: Do Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
13413749_10154315167198281_217449919509548102_n

Atrizes interpretam várias personagens em palco adaptado na sala da casa

André Guisard/Divulgação

Após três finais de semana seguidos, a Casa Oficina, em Taubaté, recebe a última sessão do espetáculo independente “Yayá”, da Cia de Teatro Humanóide. A peça vem lotando o intimista e intenso palco improvisado, em formato arena, na sala da residência. Com capacidade para um público de 30 pessoas, o espetáculo acontece às 21h.

Com texto de Jeferson Machado e atuação de Cristiane Credidio e Luciana Camargo, que interpretam diversas personagens no decorrer do espetáculo, o enredo mescla as histórias da aristocrata paulista Dona Yayá com o conto “Sapatinhos Vermelhos” de Clarissa Pinkola Estés.

Com vagas esgotadas para esta que é a última apresentação da curta temporada independente, “Yayá” tem todo o projeto cênico adaptado para a sala da casa. Iluminação, som e arquibancada foram projetados durante 6 meses de preparação.

“É uma experiência muito intensa, de claustrofobia mesmo. A proximidade com as atrizes traz um elemento de intensidade ao espetáculo. Um calor humano. Não tem como não se envolver. Ainda mais levando em conta que o enredo é pautado numa história intensa de suspense”, explica o artista plástico Felipe Rezende, o ifi!

Tá em casa
O sucesso que a peça alcançou na cena independente de Taubaté animou o artista a manter a revitalizar o projeto que tem como objetivo ocupar a casa com atividades culturais. Há cerca de quatro anos o local é endereço de disputados eventos em diferentes segmentos artísticos.

Roda de choro, festas, shows e oficinas promovidas pelo próprio ifi! São alguns dos eventos que já ocorreram no espaço. Com a boa experiência nas artes cênicas, o taubateano promete abrir o espaço para novas possibilidades.

“A proposta da Casa Oficina é de um espaço totalmente independente em uma cidade que não oferece tantas opções culturais quanto a gente gostaria. Sabendo que dá certo improvisar um palco na sala e que o clima fica muito legal, acho que está na hora de promover eventos com mais frequência”, explica o artista.

No local, os eventos acontecem no térreo, enquanto ifi! ocupa o andar de cima do sobrado. A Casa Oficina fica na Rua Getúlio Vargas, nº 141, no centro da cidade.

Publicado em: