CBF define punição por racismo em competições nacionais

Medidas começam a valer na Copa do Brasil ainda em fevereiro

Escrito por: Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

A CBF vai punir com rigor as ofensas racistas no futebol. A entidade é a primeira do mundo a adotar no Regulamento Geral de Competições (RGC) a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo. A novidade foi incluída no RGC de 2023, publicado nesta terça-feira, e entrará em vigor já na Copa do Brasil. A competição começará no dia 22 de fevereiro.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi    

“A luta contra o racismo tem pressa. Medidas vêm sendo discutidas há séculos e nunca colocadas em prática. A CBF está fazendo a sua parte. Decidimos avançar ainda mais nas punições e podemos tirar até pontos de um clube em uma das nossas competições”, disse o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

No texto publicado nesta terça-feira (14), “considera-se de extrema gravidade a infração de cunho discriminatório praticada por dirigentes, representantes e profissionais dos Clubes, atletas, técnicos, membros de Comissão Técnica, torcedores e equipes de arbitragem em competições coordenadas pela CBF”. De acordo com o artigo 134 do RGC, a punição será imposta administrativamente pela entidade, encaminhando-se o caso ao STJD, que julgará sobre a aplicação da perda de pontos ao clube infrator.

Desde o ano passado, a CBF faz uma série de campanhas de combate ao racismo no futebol. Em agosto, a entidade realizou o primeiro Seminário de Combate ao Racismo no Futebol e conta com um Grupo de Trabalho que discute de forma permanente o assunto.

Além das sanções esportivas, todo e qualquer ato de racismo ou qualquer discriminação, a súmula da partida também será encaminhada para o Ministério Público e à Polícia Civil para que o processo não fique apenas na esfera esportiva.

Tags:destaqueEsporterotativoPublicado em:

Posts Relacionados