Chega de vergonha: manual ajuda quem não entende de futebol a comentar o Mundial com amigos
Com a Copa do Mundo da Fifa no Brasil, muitas pessoas que não simpatizam pelo futebol não escapam da ‘obrigação’ de entender o esporte. O Meon preparou um guia para ajudar o torcedor ocasional com alguns termos usados na modalidade que é a paixão nacional.


Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo são as estrelas da Copa no Brasil
Divulgação
Com a Copa do Mundo da Fifa no Brasil, muitas pessoas que não simpatizam pelo futebol não escapam da ‘obrigação’ de entender o esporte. O Meon preparou um guia para ajudar o torcedor ocasional com alguns termos usados na modalidade que é a paixão nacional.
Para quem não torce nunca
O torcedor que não entende absolutamente nada, precisa primeiramente saber o básico do esporte. Uma partida de futebol é disputada entre duas equipes, com 11 jogadores de cada lado. O objetivo de cada time nos gramados é o gol, que acontece quando um atleta consegue colocar a bola dentro das redes da equipe adversária e dá uma vantagem de um tento.
O duelo é intermediado por um árbitro (ou juiz) e dois bandeirinhas, que têm a função de controlar o jogo e decidir a quem pertence a bola durante o confronto. Além disso, o juiz pode determinar quando acontece um pênalti –quando um jogador é derrubado dentro da grande área adversária. Com a marcação da penalidade, a equipe beneficiada tem direito a um chute ao gol frente a frente com o goleiro.
No Mundial do Brasil, pela primeira vez na história, os árbitros vão poder usar o recurso eletrônico para tirar a principal dúvida de uma partida: foi gol? O brasileiro Sandro Meira Ricci inaugurou essa nova era no jogo França e Honduras, confirmando o tento francês.
Para quem torce, mas não acompanha
Todo torcedor já ouviu falar em impedimento, mas muitas vezes não sabe o que aconteceu para o assistente da arbitragem levantar a bandeira e impedir que o ataque de uma das equipes continue. Talvez seja uma das regras mais polêmicas -e complicadas- do futebol. No momento em que um jogador toca a bola para outro, pelo menos dois adversários (geralmente, o goleiro e mais um) tem de estar à frente do atleta que vai recebê-la. Se não, é impedimento.
Outra regra que muitas vezes deixa o torcedor em dúvida é o tiro livre indireto, que é marcado pelo árbitro após um lance perigoso entre os atletas ou quando o jogador recua a bola para o goleiro com os pés e o arqueiro pega a redonda com as mãos. No lance, um jogador deve tocar na bola antes da cobrança para o gol –inclusive dentro da área adversária.
Para quem assiste futebol sazonalmente
Apesar de ser o maior campeão de Copas do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), o Brasil não tem boas lembranças da última competição mundial disputada dentro de casa. Em 1950, a seleção canarinho perdeu a final do torneio, por 2 a 1, para o Uruguai no Estádio do Maracanã, evento que ficou conhecido como Maracanazo.
Com o início da Copa, já ficaram evidentes algumas equipes que chegaram fortes e levam favoritismo para levar a taça. A Holanda, três vezes finalista da competição; a Alemanha, três vezes campeã do mundo; a Argentina, que já conquistou duas taças do torneio e o anfitrião Brasil, maior campeão de Copas, mostraram ser as melhores equipes até o momento.
Em 2014 não faltam estrelas para o espetáculo. Craques como o argentino Lionel Messi -quatro vezes considerado melhor jogador do mundo pela Fifa-, o português Cristiano Ronaldo, atual melhor do mundo e que já recebeu o prêmio uma outra vez, e o jovem Neymar, atacante do Barcelona e camisa 10 da seleção brasileira. São atletas que puxam a fila dos melhores jogadores que estão disputando nos gramados do país do futebol e dão um tempero a mais para os maiores clássicos do mundo.
Regras do jogo
“Mão na bola” ou “bola na mão”?
Apesar de ter nomes parecidos, os lances são diferentes. A primeira é considerada falta e acontece quando o jogador dá um tapa proposital na bola. Já o segundo lance é acidental, quando não há intenção do atleta em tocar a bola.
Cartões amarelo e vermelho
Quando o juiz levanta o cartão de cor amarelo é como se tivesse mandando um aviso para o atleta: “essa foi a última, porque no próximo você será expulso”. Isso realmente acontecerá se o juiz der o segundo cartão amarelo para o mesmo atleta. Já o vermelho é quando o atleta comete uma falta muito grave, como uma agressão ao jogador adversário.
Lateral
É quando a bola sai por uma das linhas de lado do campo. Depois disso, o time adversário deve jogar a redonda de volta para o gramado com as mãos.
Escanteio ou tiro de meta?
Quando a bola sai pelas linhas que estão no fundo do campo, pode ser tiro de meta ou escanteio. Este último acontece quando a bola é tocada para fora pelo time que está se defendendo. Já o tiro de meta acontece quando o time que está atacando chuta a bola para fora, então a bola é recolocada em campo pelos pés do goleiro.
LEIA TAMBÉM:
#CopaMeon: envie seu amor e sua torcida para a seleção brasileira
Acompanhe a tabela de jogos da Copa 2014
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
