Chery, a montadora chinesa que mais vendeu em 2014, produz novo Celer no Brasil

Empresa cresce 18% em vendas e reafirma seu compromisso com o mercado nacional, com o começo da produção em série do Novo Celer

Escrito por: Meon Redação3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
chery_fabrica

O ano de 2014 foi de muita alegria para a Chery no Brasil. Além de ter inaugurado sua primeira fábrica em solo nacional, em Jacareí (SP), a montadora encerrou o período com crescimento de 18% em suas vendas no país. A chinesa foi na contramão do recuo de 7,1% nas vendas registrado pelo setor automotivo brasileiro e apresentou números positivos no balanço anual de vendas. Vendeu 9.547 veículos em 2014, 1.522 a mais do que os 8.025 de 2013. Entre os modelos vendidos no Brasil, o SUV Tiggo, que ganhou uma versão automática em 2014, foi o que mais teve aumento em sua comercialização, com 73%. O compacto QQ elevou suas vendas em 12%, resultado da chegada da nova motorização 1.0 de três cilindros.

Já Celerteve crescimento de 45% nos emplacamentos. A empresa aposta no modelo, que além de ser o primeiro a ser produzido na fábrica do Brasil, é o único que ainda pode ser adquirido com taxa zero, em 24 vezes. Disponível nas versões hatch e sedan, também é o único com cinco anos de garantia. A produção para o mercado da versão brasileira do veículo começou no último dia 6 de fevereiro e o modelo deve chegar às concessionárias em abril.

Antes disso, ainda no primeiro trimestre do ano, está previsto o início das vendas do Novo QQ, que inicialmente será importado da China. A versão nacional do compacto tem sua fabricação nacional confirmada para o segundo semestre. Para 2015 está previsto ainda o lançamento do Tiggo5, apresentado ano passado durante o Salão do Automóvel.

“Demos o start da produção seriada do Celer dia 6 e seguiremos um cronograma gradativo de aumento de fluxo mês a mês. No segundo semestre inicia-se a fabricação do QQ. A previsão é que ao final do ano a fábrica de Jacareí alcance os 25 mil carros produzidos”, diz Luis Curi, vice presidente da Chery Brasil.

FÁBRICA NO BRASIL
Com um quadro de 500 colaboradores, a planta fabril da Chery no Brasil foi inaugurada no segundo semestre de 2014. Desta forma, a companhia consolidou-se com a primeira fabricante chinesa de automóveis a se instalar industrialmente no país, com investimento de US$ 530 milhões. O aporte contempla uma fábrica de veículos de passeio e outra de motores, ambas localizadas no Vale do Paraíba, na cidade de Jacareí (SP). Com recurso 100% próprio, a fábrica é equipada com máquinas de última geração, oriundas da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, China, entre outros países. Merecem destaque o maquinário de medição tridimensional, com tecnologia de ponta, e toda a instalação do processo de pintura, totalmente robotizada.

Mesmo em um momento delicado vivido pelo segmento automobilístico nacional, a Chery manteve sua decisão de investir em Jacareí, por considerar o mercado brasileiro prioridade. “A decisão de ter uma unidade industrial nacional foi tomada em 2009, antes mesmo do anúncio do aumento dos 30 pontos percentuais do IPI para carros importados. Desde lá, passamos por uma série de situações, como o anúncio do Inovar-Auto, e o cenário atual do setor continua não influenciando em nossa decisão. A Chery Brasil será o headquarter da Chery na América Latina”, declara Roger Peng, presidente da Chery Brasil.

Em função do projeto, a Chery recebeu o Prêmio Investe São Paulo, no fim do ano passado. Além de ser a primeira chinesa a fabricar o Brasil, empresa também foipioneira ao lançar o primeiro automóvel chinês com transmissão automática no país, o Tiggo.Atualmente, ainda são comercializados a versão manual do mesmo modelo, além do QQ, Celer e Face.

chery_testdrive1

Publicado em: