Ciclistas perdidos em Juquitiba sobreviveram com palmito e água de rio
Homens ficaram seis dias desaparecidos na mata

Os ciclistas Gilberto Alves de Almeida, de 61 anos, e Carlos Gomes Pereira, de 58, encontrados vivos na manhã desta terça-feira (20) após seis dias desaparecidos, sobreviveram se alimentando de palmitos encontrados na mata e bebendo água do rio enquanto estavam perdidos durante uma trilha na Estrada de Jacuba, em Juquitiba, na Grande São Paulo.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os dois foram localizados a cerca de 12 quilômetros do último ponto informado por Gilberto em um áudio enviado ao filho antes de perderem contato. O resgate foi feito com o helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Operação de busca
As buscas começaram por volta das 7h30 desta terça-feira e mobilizaram três equipes, que acessaram a mata por trilhas diferentes. Os ciclistas foram encontrados por volta das 10h50, mas a informação só chegou ao posto de comando horas depois, quando parte da equipe caminhou cerca de 2h30 até um local com sinal de comunicação.
Após o resgate, Gilberto e Carlos foram encaminhados ao Hospital das Clínicas, na capital paulista, para avaliação médica.
Emoção no reencontro
Um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros registrou o reencontro emocionante dos ciclistas com familiares. Nas imagens, é possível ver a emoção de Ana Paula ao abraçar o pai após quase uma semana de angústia. Os dois homens aparecem conscientes, embora com dificuldade para caminhar, e respondem às perguntas feitas pelos socorristas durante os procedimentos de resgate.
Quem são os ciclistas
Gilberto é divorciado, pai de três filhos e morador de Embu das Artes. Ele trabalha como gerente comercial em Sorocaba e tem o ciclismo como parte importante de sua rotina. Já Carlos Gomes Pereira, conhecido como Caco, é solteiro, atua como ajudante de caminhoneiro e também adotou o ciclismo como hobby.
Amigos há mais de 25 anos, os dois começaram a pedalar juntos há cerca de dois anos. Segundo Odair Fernandes, amigo de Carlos, os ciclistas já planejavam uma nova viagem após a trilha. “Ele é meu amigão do peito. Essa é nossa válvula de escape, é o que gostamos de fazer”, afirmou.
O caso teve um desfecho positivo após quase uma semana de buscas e mobilizou equipes de resgate e familiares, que agora acompanham a recuperação dos ciclistas.
Posts Relacionados

PRF resgata arraia viva transportada em sacola no baú de motocicleta em rodovia paulista

Estado de SP alcança menor patamar de roubos em setembro dos últimos 25 anos

Governo de SP abre 141 vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio Técnico no Vale do Paraíba
