Colômbia expulsa diplomatas argentinos após insultos de Milei
Presidente chamou Gustavo Petro de ‘assassino terrorista’

Javier Milei, o presidente da Argentina, afirmou em uma entrevista à rede CNN que Gustavo Petro, da Colômbia, foi um “assassino terrorista”. Em resposta, o governo colombiano expulsou os diplomatas argentinos da embaixada de Bogotá nesta quarta-feira (27).
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp
Apenas um trecho da entrevista de Milei foi divulgado. Ao referir-se ao presidente colombiano, ele declarou que “não se pode esperar muito de alguém que era um assassino terrorista”.
Milei também criticou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmando: “É um elogio que um ignorante como López Obrador fale mal de mim, isso me enaltece”.
Comunicado da Colômbia
O Ministério de Relações Exteriores da Colômbia emitiu um comunicado repudiando as declarações de Milei durante a entrevista, onde ele ofendeu a dignidade do presidente Petro, eleito democraticamente.
Segundo o comunicado, as declarações de Milei “deterioraram a confiança da nossa nação”. Esta não é a primeira vez que Milei critica Petro de forma considerada ofensiva pelos colombianos.
Outros incidentes
Em janeiro, a Colômbia convocou seu embaixador na Argentina para consultas, uma forma diplomática de expressar descontentamento com as ações de outro país.
Na ocasião, Milei havia chamado Petro de “um comunista assassino” e afirmou que o presidente estava “afundando a Colômbia”.
Naquela época, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia também emitiu um comunicado afirmando que as declarações de Milei feriram a honra de Petro e foram consideradas desrespeitosas e irresponsáveis.
Histórico das relações entre os países
Historicamente, a Colômbia e a Argentina mantiveram boas relações diplomáticas e comerciais. No entanto, atualmente a Argentina é liderada por um governo ultraliberal, enquanto Petro é o primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia.
Petro fez uma insinuação crítica a Milei em um discurso em janeiro, afirmando: “Eles nos atacam como comunistas, como socialistas, dizendo que o Estado é o dono dos meios de produção. Claro, aqueles que nos atacam não têm ideia do que é comunismo ou socialismo”.
Na ocasião, Petro afirmou que seu governo busca que os meios de produção estejam nas mãos do povo, e não do Estado.
Posts Relacionados

Visto americano: nova regra limita a três as mudanças em entrevistas

Padre morre após ser atingido por cruz durante missa transmitida ao vivo no Equador

Papa Leão XIV recebe alta hospitalar após cirurgia para tratar câncer de pulmão
