Com show de Calleri, São Paulo goleia por 6 a 0 e segue vivo na Libertadores
O Morumbi, o Trujillanos e uma vitória convincente eram tudo o que o São Paulo precisava para continuar vivo na Copa Libertadores. O retorno ao estádio e a boa presença da torcida empurraram o time nesta terça-feira a bater a fraca equipe venezuelana por 6 a 0 e chegar, finalmente, à primeira vitória na fase de grupos da competição, após três…

O Morumbi, o Trujillanos e uma vitória convincente eram tudo o que o São Paulo precisava para continuar vivo na Copa Libertadores. O retorno ao estádio e a boa presença da torcida empurraram o time nesta terça-feira a bater a fraca equipe venezuelana por 6 a 0 e chegar, finalmente, à primeira vitória na fase de grupos da competição, após três rodadas de angústia.
Uma presença razoável de público viu a melhor atuação do time no ano, com direito até a diminuir (mas sem exorcizar) o fantasma dos cinco pênaltis perdidos e a ver um show de Calleri. O atacante argentino fez quatro gols e teve o seu nome gritado pelos torcedores.
O resultado amenizou os tropeços anteriores (dois empates e uma derrota) e aumentou a esperança de classificação. A equipe continua a depender apenas das próprias forças para ir às oitavas de final, graças ao resultado que selou a reaproximação com a torcida.
O jogo logo cedo deixou de ter como meta apenas a vitória para ser também uma corrida para ampliar o saldo de gols. Em 24 minutos, o São Paulo marcou três vezes, todos em cruzamentos do lado esquerdo. Calleri marcou para se consolidar de novo como o homem-gol do time, Kelvin deixou um no primeiro jogo como titular e João Schmidt fez o primeiro dele com a camisa da equipe.
Os feitos individuais dos jogadores e a atuação segura cativaram a equipe a se manter embalada, no ritmo do ânimo das arquibancadas. Há tempos o São Paulo não se apresentava de forma tão convincente, como se de fato o Morumbi fizesse a diferença. No estádio, o clube tem o aproveitamento de mais de 80% dos pontos na história da competição. Em 79 jogos, são 61 vitórias.
Ter o Trujillanos como o primeiro adversário no Morumbi pela Libertadores foi um prêmio. O frágil time venezuelano era tudo o que o São Paulo precisava. Fraco tecnicamente, ruim no posicionamento e incapaz de acertar fundamentos simples como até mesmo marcar, atributo básico para se jogar como visitante.
A lista de condições favoráveis para a vitória ajuda o São Paulo a superar meses complicados, com atuações ruins, reforma no gramado do Morumbi e jogos com prejuízo de bilheteria no estádio do Pacaembu. Se derrotar o frágil Trujillanos era obrigação, o resultado pelo menos dá confiança e propicia uma reaproximação com a torcida.
Antes brigado com parte dos são-paulinos, Michel Bastos ouviu o nome ser gritado e teve boa atuação. O Morumbi inteiro terminou de lavar a alma no segundo tempo. O time, enfim, converteu um pênalti, com o argentino Calleri. Curiosamente, o atacante perdeu uma nova cobrança, aos 35 minutos. Mas teve sorte para completar no rebote. Foi o sexto erro do time no ano, em oito cobranças. Porém, pouco será lembrado. Ele ainda fez o sexto no fim.
A noite de reabilitação possibilitou ao técnico argentino Edgardo Bauza colocar garotos que buscam espaço, como Lucas Fernandes e Lucão, que tenta reconquistar a torcida após vaias e falhas. A goleada fez a torcida cantar como nunca havia feito em 2016, com a confiança de que na próxima semana o confronto contra o atual campeão da Libertadores, o argentino River Plate, será no mesmo Morumbi.
OUTROS JOGOS – Mais três partidas aconteceram nesta terça-feira. Pelo Grupo 7, na Venezuela, o Deportivo Táchira bateu o Emelec por 1 a 0, se tornou líder ao lado do Pumas (México) com 9 pontos e eliminou a equipe equatoriana. Pelo Grupo 4, o Huracán ganhou em casa do Sporting Cristal por 4 a 2. O time argentino foi a 6 pontos na vice-liderança, trocando de posição com os peruanos, que ficam com 4.
Por fim, pelo Grupo 6, que tem o Grêmio, o Toluca derrotou de virada a LDU por 2 a 1, no México, e disparou na liderança com 10 pontos, agora garantido nas oitavas de final. O clube brasileiro é o vice-líder com 5 e San Lorenzo e LDU têm 3 cada, após quatro rodadas.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 6 x 0 TRUJILLANOS
SÃO PAULO – Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio (Lucão) e Mena; Hudson (Thiago Mendes) e João Schmidt; Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso e Kelvin (Lucas Fernandes); Calleri. Técnico: Edgardo Bauza.
TRUJILLANOS – Pérez; Granados, Castillo, Erazo e Páez; Mendoza (Osorio), Cova, Sosa (Contreras) e González (Nieves); Cabezas e Rojas. Técnico: Horacio Matuszyczk.
GOLS – Calleri, aos 12, Kelvin, aos 17, e João Schmidt, aos 24 minutos do primeiro tempo; Calleri, aos 4 (pênalti), aos 35 e aos 41 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Mena e Maicon (São Paulo); Erazo (Trujillanos).
ÁRBITRO – Ulises Mereles (Fifa/Paraguai).
RENDA – R$ 747.042,00.
PÚBLICO – 18.561 pagantes.
LOCAL – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
Posts Relacionados

Europa concentra maior número de casos de violência contra brasileiras no exterior

Discurso de Lula na Avibras, em Jacareí, provoca crise diplomática com o Paraguai

Novo tarifaço de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor
