Confiante, Obama diz que EUA vão conter ebola
O presidente Barack Obama disse neste sábado que os EUA poderão registrar mais casos isolados de ebola, mas que continua confiante de que o país conseguirá evitar um grave surto da doença. “Sabemos como combater essa doença”, declarou Obama em pronunciamento semanal. “Sabemos os protocolos. E sabemos que, quando cumpridos, eles funcionam.” Os…

O presidente Barack Obama disse neste sábado que os EUA poderão registrar mais casos isolados de ebola, mas que continua confiante de que o país conseguirá evitar um grave surto da doença.
“Sabemos como combater essa doença”, declarou Obama em pronunciamento semanal. “Sabemos os protocolos. E sabemos que, quando cumpridos, eles funcionam.”
Os comentários de Obama vieram um dia depois de o presidente norte-americano nomear Ron Klain para coordenar os esforços do governo no combate ao ebola, em meio a uma crescente pressão para que os EUA deem uma resposta mais enérgica à ameaça imposta pelo vírus.
O primeiro caso de ebola nos EUA foi registrado recentemente, quando um liberiano chegou a Dallas (Texas) infectado com a doença. A vítima, Thomas Duncan, morreu no último dia 8, mas duas enfermeiras que ajudaram a tratá-lo no Texas Health Presbyterian hospital acabaram contraindo o vírus.
No pronunciamento, Obama destacou que foi identificado um número limitado de casos nos EUA e afirmou que não há “surto” ou “epidemia” de ebola nos EUA.
Obama disse que o país fará o que for possível para manter os norte-americanos seguros, mas rejeitou propostas de uma proibição às viagens entre o oeste da África, onde a doença já causou milhares de mortes, e os EUA.
“Tentar isolar toda uma região do mundo – se isso fosse possível – poderia, na verdade, agravar a situação”, afirmou Obama.
Muitos republicanos têm defendido uma proibição temporária de viagens a partir do oeste africano para evitar que a doença se espalhe pelos EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.
Posts Relacionados

Visto americano: nova regra limita a três as mudanças em entrevistas

Padre morre após ser atingido por cruz durante missa transmitida ao vivo no Equador

Papa Leão XIV recebe alta hospitalar após cirurgia para tratar câncer de pulmão
