Audiência Pública da termoelétrica será em São José, nesta quinta (4)
Empresa emite nota e lamenta atos em Caçapava

A audiência pública para discutir a instalação da maior termelétrica do país em Caçapava foi cancelada na noite desta terça-feira (2) após uma confusão entre os participantes.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O evento começou com moradores e ambientalistas protestando contra o projeto, exibindo cartazes e argumentando que a termelétrica não deveria ser instalada. A situação rapidamente saiu do controle, com algumas pessoas gritando e causando tumulto.
O projeto da termelétrica, com um investimento de R$ 5 bilhões, visa fornecer energia quando houver desequilíbrio entre geração e demanda no país. A Natural Energia está em fase de licenciamento ambiental junto ao Ibama, órgão responsável por conceder a autorização necessária. As audiências públicas são uma etapa crucial desse processo de licenciamento.
NOTA DA EMPRESA
Em comunicado à imprensa na tarde desta quarta-feira (3), “a Natural Energia lamenta profundamente os atos que impediram o livre debate e interromperam a realização da Audiência Pública convocada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para apresentação do projeto da Usina de Transição Energética UTE São Paulo, e que foi realizada ontem (2) na cidade de Caçapava.
A companhia considera todas as manifestações civilizadas legítimas, mas lamenta o uso desta premissa em atos antidemocráticos e que atinjam a liberdade de fala e o direito de escuta. A Natural Energia acredita que a ação que impediu a empresa de apresentar seu projeto e seus estudos ambientais não retrata o espírito e o desejo da população do Vale do Paraíba de ouvir e de participar democraticamente da discussão sobre a implantação do projeto, sejam estes favoráveis ou contrários ao empreendimento.
Diante do risco de violência contra funcionários do Ibama, nossos colaboradores, parceiros, moradores da região e o exercício livre da imprensa, o Ibama decidiu interromper a audiência.
A Natural Energia, assim, reafirma sua presença na Audiência marcada para quinta-feira (4), na cidade de São José dos Campos e está pronta para apresentar o projeto e tirar todas as dúvidas, o que não tem sido possível. A companhia acredita que a agência ambiental terá condições, em São José dos Campos, de presidir uma sessão de discussões e debates livre e democrática que, enfim, será esclarecedora para todos”.
Posts Relacionados

Patrulha Maria da Penha detém motorista embriagada após colisão na contramão no Jardim Ismênia em SJC

Taubaté estreia no Circuito Sesc de Corridas com provas de 6 km e 10 km

Núcleo urbano do Capão Grosso obtém matrícula de regularização
