Audiência Pública da termoelétrica será em São José, nesta quinta (4)

Empresa emite nota e lamenta atos em Caçapava

Escrito por: Meon Redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

A audiência pública para discutir a instalação da maior termelétrica do país em Caçapava foi cancelada na noite desta terça-feira (2) após uma confusão entre os participantes.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O evento começou com moradores e ambientalistas protestando contra o projeto, exibindo cartazes e argumentando que a termelétrica não deveria ser instalada. A situação rapidamente saiu do controle, com algumas pessoas gritando e causando tumulto.

O projeto da termelétrica, com um investimento de R$ 5 bilhões, visa fornecer energia quando houver desequilíbrio entre geração e demanda no país. A Natural Energia está em fase de licenciamento ambiental junto ao Ibama, órgão responsável por conceder a autorização necessária. As audiências públicas são uma etapa crucial desse processo de licenciamento.

NOTA DA EMPRESA

Em comunicado à imprensa na tarde desta quarta-feira (3), “a Natural Energia lamenta profundamente os atos que impediram o livre debate e interromperam a realização da Audiência Pública convocada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para apresentação do projeto da Usina de Transição Energética UTE São Paulo, e que foi realizada ontem (2) na cidade de Caçapava.

A companhia considera todas as manifestações civilizadas legítimas, mas lamenta o uso desta premissa em atos antidemocráticos e que atinjam a liberdade de fala e o direito de escuta. A Natural Energia acredita que a ação que impediu a empresa de apresentar seu projeto e seus estudos ambientais não retrata o espírito e o desejo da população do Vale do Paraíba de ouvir e de participar democraticamente da discussão sobre a implantação do projeto, sejam estes favoráveis ou contrários ao empreendimento.

Diante do risco de violência contra funcionários do Ibama, nossos colaboradores, parceiros, moradores da região e o exercício livre da imprensa, o Ibama decidiu interromper a audiência.

A Natural Energia, assim, reafirma sua presença na Audiência marcada para quinta-feira (4), na cidade de São José dos Campos e está pronta para apresentar o projeto e tirar todas as dúvidas, o que não tem sido possível. A companhia acredita que a agência ambiental terá condições, em São José dos Campos, de presidir uma sessão de discussões e debates livre e democrática que, enfim, será esclarecedora para todos”.

Tags:CaçapavadestaquemancheterotativoPublicado em: