Cresce acompanhamento da GCM a mulheres com medidas protetivas, em Taubaté
Projeto Guardiã Maria da Penha ganha reforço de viatura

Com o reforço de uma nova viatura desde março, o Projeto Guardiã Maria da Penha, da GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté, ampliou as ações de acompanhamento a mulheres com medidas protetivas, com crescimento de 40% no primeiro quadrimestre em comparação com o ano passado.
+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O programa, que realiza visitas regulares às assistidas, registrou 680 ações preventivas entre janeiro e abril deste ano. No mesmo intervalo de 2024, foram contabilizados 483 atendimentos. Apenas em abril, a equipe especializada da GCM realizou 208 visitas programadas, um aumento de 69% em relação ao mesmo mês de 2024, que teve 123 ações.
O crescimento das ações é reflexo direto do fortalecimento da estrutura do projeto, que passou a contar com mais uma viatura exclusiva, dobrando a capacidade de atuação das equipes nos atendimentos. As duplas responsáveis pelas visitas são sempre compostas por uma agente feminina e um agente masculino, ambos capacitados para oferecer um atendimento humanizado e sensível às necessidades das mulheres em situação de violência.
O Projeto Guardiã Maria da Penha é uma importante ação de enfrentamento à violência doméstica no município e também conta com apoio da tecnologia. Um dos recursos utilizados é o aplicativo Maria da Penha, que possui uma função S.O.S: ao ser acionada, a funcionalidade envia um alerta ao CGI (Centro de Gestão Integrada), que encaminha imediatamente uma equipe ao local da ocorrência.
+ Receba as notícias do dia – Clique AQUI
Além de garantir a presença constante do poder público na vida das mulheres amparadas por medidas judiciais, o projeto fiscaliza o cumprimento dessas determinações e contribui de forma preventiva, para evitar a reincidência das agressões.
Posts Relacionados

PM prende quatro homens em ocorrências policiais em cidades do Vale do Paraíba

Calçada de 130 km para romeiros na Dutra: veja o que se sabe sobre projeto até Aparecida

Chuva mata oito bovinos, alaga casa e provoca deslizamento em rodovia no Vale do Paraíba
