Crianças do 1º ao 5º anos têm aula de filosofia em Cachoeira Paulista
Cerca de 1.700 alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de Cachoeira Paulista passaram a ter aulas semanais de Filosofia, disciplina que antes era dada apenas aos estudantes do 6º ao 9º anos.


A disciplina é ministrada por meio de atividades lúdicas
Divulgação/PMCP
Cerca de 1.700 alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de Cachoeira Paulista passaram a ter aulas semanais de filosofia, disciplina que antes era dada apenas aos estudantes do 6º ao 9º anos.
De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa do projeto Educação para o Pensar, implantado neste ano letivo, é estimular a reflexão para a formação do aluno como cidadão consciente de forma lúdica.
“Nosso objetivo é formar, além de aluno, cidadãos políticos, pensantes e capazes de refletirem para a tomada de boas decisões. Com as aulas, as crianças são levadas a repensarem suas atitudes e postura”, disse a coordenadora do ensino fundamental, Helena Mendonça.
Aplicado desde as séries iniciais, o conteúdo é baseado na teoria de Matthew Lipman, um dos primeiros filósofos a propor a inserção da filosofia na grade curricular do ensino básico para o estímulo do raciocínio e da reflexão.
“As aulas são ministradas para o aluno desde a série inicial do ensino fundamental para que ele evolua. Além disso, todo o conteúdo é sequencial e adaptado de acordo com o nível de aprendizagem de cada série”, explica Mendonça.
Terceirização
A nova disciplina vai ser ministrada por professores terceirizados, contratados por meio de licitação. A empresa vencedora foi Pragma Tecnologia em Educação Ltda, que vai oferecer os serviços por um ano no valor de R$ 398 mil. Além dos professores, capacitados em pedagogia e filosofia, a empresa é responsável pelo material didático.
Posts Relacionados

São José Esporte Clube disponibiliza cadastro facial para entrada no Estádio Martins Pereira

Vale Rodeio Show deve atrair mais de 100 mil pessoas em São José

BAEP prende homem procurado por estupro de vulnerável em Pindamonhangaba
