De acordo com previsão da Tartaruga Cabeção, Brasil perde para México

A Mãe Dináh das tartarugas, a Tartaruga Cabeção, espécie marinha que vive no Projeto Tamar da Praia do Forte, na Bahia, indicou que o México vence o Brasil na partida desta terça-feira (17), em Natal, Rio Grande do Norte, válida pela segunda rodada da Copa do Mundo da Fifa 2014.

Escrito por: Rodrigo Ribeiro2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
20140616_tartaruga_cabecao_flavio_pereira_2

Brincadeira com tartaruga da espécie Caretta caretta promete
prever resultados de jogos do Brasil

Flávio Pereira/Meon

A Mãe Dináh das tartarugas, a Tartaruga Cabeção, espécie marinha que vive no Projeto Tamar da Praia do Forte, na Bahia, indicou que o México vence o Brasil na partida desta terça-feira (17), em Natal, Rio Grande do Norte, válida pela segunda rodada da Copa do Mundo da Fifa 2014.

Para conseguir o presságio da Tartaruga Cabeção, três sardinhas iguais são colocadas embaixo das bandeiras do Brasil e do país adversário, além de um peixe próximo a bola, que fica entre os dois estandartes e indica empate. O animal tem 33,333% de chance de acertar o resultado.

Na semana passada, Cabeção acertou o palpite do vencedor do jogo da abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia, depois de comer uma sardinha presa na bandeira brasileira. Dessa vez, escolheu o alimento que estava na bandeira mexicana. A brincadeira é inspirada no Polvo Paul que, no Mundial de 2010, ficou famoso ao dar -e acertar- palpites antes das partidas.

O jogo de adivinhação vai acontecer apenas para a seleção brasileira, sempre dois dias antes das partidas.

Conscientização
A brincadeira adaptada pelo Projeto Tamar tem o objetivo de chamar a atenção para as cinco espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção que vivem no mar brasileiro. “Ainda tem gente que mata e não respeita esses animais”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional da organização e oceanógrafo. “Por isso, sempre buscamos novas maneiras de falar sobre as nossas estrelas, as tartarugas”, completa.

Desde 1991 a ONG tem também uma unidade em Ubatuba, no Litoral Norte paulista, primeira base instalada em área de alimentação e com registro de capturas da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).

LEIA TAMBÉM: 
#CopaMeon: envie seu amor e sua torcida para a seleção brasileira
Acompanhe a tabela de jogos da Copa 2014
Neymar faz dois gols e Oscar garante vitória do Brasil sobre a Croácia

Publicado em: