Defesa Civil alerta para chuvas fortes na RMVale

Região poderá ser atingida no sábado (4) e na terça (7)

Escrito por: Meon2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Entre sábado (4) e terça-feira (7) há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo, com acumulados que podem variar entre 150 milímetros e 70mm.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi    

Nesta sexta-feira (3), foi divulgado um novo alerta vigente até terça-feira (7), com previsão de chuvas intensas. O Vale do Paraíba pode ter um acumulado de até a 125mm. Já na Serra da Mantiqueira e Litoral Norte estão previstos acumulados de 90mm. A Capital e região Metropolitana podem totalizar acumulados de 70mm.

O CGE emite boletins e alertas meteorológicos diários acerca das mudanças do clima para todo o estado de São Paulo, destinados aos coordenadores regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil e demais órgãos responsáveis pela atividade, ou seja, para o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A Defesa Civil do Estado atua na prevenção, principalmente neste período, com medidas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. Meses antes da Operação, a Coordenadoria, em parceria com os órgãos regionais e municipais de proteção e defesa civil, realizou treinamentos e capacitou cerca de 800 agentes municipais.

Orientações

Por conta deste cenário meteorológico, faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que devem adotar. A recomendação é que fiquem atentos a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se também a não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco, devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Tags:destaquerotativoPublicado em: