Diocese autoriza reabertura de igrejas para oração pessoal em São José

Shoppings e comércios também retomam atividades nesta segunda

Escrito por: Samuel Strazzer2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Divulgação
Divulgação

A Diocese de São José dos Campos autorizou a reabertura das igrejas católicas para oração pessoal a partir desta segunda-feira (1). Toda a RMVale inicia hoje a ‘Fase 2’ de retomada pós quarentena do coronavírus – escritórios, shoppings e comércios poderão retomar as atividades com regras de funcionamento.

O Colégio de Consultores da Diocese realizou, no dia 29 de maio, uma reunião para discutir a retomada das atividades pastorais. No encontro foi decidida a retomada gradual das atividades paroquiais através da criação do Plano Diocesano de Retomada de Atividades Sacramentais e Pastorais.

A primeira fase do plano começa nesta segunda-feira onde fica autorizada a abertura de igreja para oração pessoal por tempo reduzido. A Diocese sugeriu que as paróquias escolham um período, manhã ou tarte, para abrirem as portas aos fieis.

Nesta primeira fase também foi determinado que as capelas do Santíssimo devem permanecer fechadas. O Sacrário poderá ser colocado no presbitério ou em outro local apropriado na paróquia para acompanhar as orações dos fiéis.

Contudo, os frequentadores devem utilizar máscaras, higienizar as mãos com álcool em gel, manter o distanciamento mínimo entre pessoas e evitar aglomerações.

As paróquias deverão seguir essas medidas por tempo indeterminado. A Diocese elaborará e divulgará as regras para as novas fases no futuro a partir das orientações sanitárias e governamentais.

A Diocese salientou que “É de suma importância que todos respeitem essas determinações, atendo-se ao que está autorizado e orientado, em vista da saúde e preservação da vida de todos bem como do testemunho de comunhão diocesana […]”.

Tags:CoronavírusdestaquerotativoPublicado em: