Dólar e preocupações com cenário doméstico puxam taxas futuras para cima
Os juros futuros confirmaram no encerramento dos negócios a trajetória exibida desde o início desta segunda-feira, 9, fechando em alta pela quarta sessão consecutiva. O movimento teve respaldo do dólar, mas também do cenário interno conturbado traduzido nos números da pesquisa Focus. No câmbio, a moeda norte-americana negociada no balcão cravou…

Os juros futuros confirmaram no encerramento dos negócios a trajetória exibida desde o início desta segunda-feira, 9, fechando em alta pela quarta sessão consecutiva. O movimento teve respaldo do dólar, mas também do cenário interno conturbado traduzido nos números da pesquisa Focus. No câmbio, a moeda norte-americana negociada no balcão cravou sua sétima alta em dez sessões, fechando em R$ 2,7800 (+0,29%), maior patamar desde 9/12/2004.
Ao término da sessão regular na BM&F, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em abril de 2015 tinha taxa de 12,333%, na máxima, ante 12,325% no ajuste de sexta-feira, com 13.215 contratos. O DI para janeiro de 2016 (119.445 contratos) terminou em 12,88%, de 12,84% no ajuste anterior.
O contrato com vencimento em janeiro de 2017 encerrou em 12,79%, de 12,67%, com 215.380 contratos. E, com 78.385 contratos, o com vencimento em janeiro de 2021 fechou em 12,51%, de 12,35%.
O mercado já amanheceu com disposição para seguir adicionando prêmio à curva, em meio ao resultado da pesquisa Focus, que mostrou piora nas expectativas para o PIB de 2015 pela sexta semana consecutiva. A mediana das projeções caiu de 0,03% para zero. Ao mesmo tempo, a mediana para o IPCA este ano avançou de 7,01% para 7,15%.
A deterioração das expectativas na Focus pegou os investidores já preocupados com o futuro do País em meio aos riscos de racionamento de energia e de água, a crise na Petrobras e com as dificuldades que o governo pode enfrentar para realizar o ajuste fiscal e alcançar um superávit de 1,2% do PIB este ano.
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), por meio do Monitor do PIB, calcula que o indicador já encolheu em 2014, fechando em -0,1%. Caso o resultado seja confirmado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial, será o pior desempenho desde 2009, ano em que a economia doméstica sofreu os impactos mais intensos da crise econômica mundial.
O resultado, porém, deve ser analisado com reservas, já que o Ibre/FGV emprega a metodologia atual de cálculo do PIB, mas o IBGE trará o resultado de 2014 já no novo modelo de estimativa, atualizado e de acordo com as recomendações mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU).
Apesar dos sinais de fraqueza na economia, a curva a termo segue precificando majoritariamente nova elevação de 0,50 ponto porcentual na Selic na reunião do Copom em março. Em reuniões fechadas das 20 maiores economias do mundo, o G-20, na Turquia, representantes do Banco Central disseram que o Brasil tem adotado medidas para recolocar a dívida pública em trajetória de queda e levar a inflação de volta à meta no fim de 2016. Esses, de acordo com eles, são os objetivos centrais do processo de reequilíbrio macroeconômico executado atualmente pela equipe econômica.
Posts Relacionados

Momento importante na vida dos pais: a escolha da primeira escola


