Em meio a crise, venezuelanos lideram, pela 1ª vez, pedidos de asilo aos EUA
Venezuelanos lideraram, pela primeira vez, os pedidos de asilo aos EUA, uma vez que a classe média do país tem sofrido com a imensa crise econômica no país totalmente dependente de petróleo. Dados do Serviço de Cidadania e Imigração do governo dos EUA mostram que 18.155 venezuelanos apresentaram pedidos de asilo no ano passado, aumento de…

Venezuelanos lideraram, pela primeira vez, os pedidos de asilo aos EUA, uma vez que a classe média do país tem sofrido com a imensa crise econômica no país totalmente dependente de petróleo.
Dados do Serviço de Cidadania e Imigração do governo dos EUA mostram que 18.155 venezuelanos apresentaram pedidos de asilo no ano passado, aumento de 150% em relação a 2015 e seis vezes maior ao nível observado em 2014. A China ficou em segundo lugar, com 17.745 pedidos provenientes de cidadãos desse país.
A Venezuela ficou em primeiro das 10 maiores nações que buscaram asilo após meses de sangrentos protestos de rua no início de 2014 que procuram destituir o presidente Nicolás Maduro.
Mas, naquela época, em meio à prisão generalizada e assédio de adversários do socialista, menos de 100 venezuelanos por mês procuravam asilo. Isso se compara a 2.334 pedidos em dezembro de 2016, o último mês para o qual os dados estão disponíveis.
O número de candidatos aumentou vertiginosamente desde dezembro de 2015, quando a oposição tomou o controle do congresso em uma eleição que muitos acreditavam que poderia perturbar 17 anos de governo socialista. Em vez de estender a mão a seus oponentes, Maduro recuou e mais e mais venezuelanos começaram a ter salários corroídos pela inflação de três dígitos, além da escassez de alimentos e de medicamentos, que tornou a vida insuportável para muitos.
No entanto, a grande maioria que pediu asilo são venezuelanos de classe média que não se qualificam para o estatuto de refugiado reservado aos que procuram escapar à perseguição política. Fonte: Associated Press
Posts Relacionados

Papa Leão XIV completa 71 anos e comemora aniversário com bolo no Vaticano

Trump promete pagar US$ 5 mil a adultos dos EUA se republicanos vencerem eleições

Trump gera polêmica ao publicar mapa que retrata Canadá, México e Groenlândia como território dos EUA
