Emprego

Terapia Cognitiva: Saiba tudo sobre o curso e veja se é a especialização certa para você

Escrito por Meon

08 SET 2021 - 14H42 (Atualizada em 08 SET 2021 - 19H34)

Divulgação

Veja quem pode fazer o curso de terapia cognitiva, quais áreas são estudadas, quanto ganham os profissionais especializados e o que você precisa saber sobre a formação, no conteúdo abaixo.

Para começar, vale dizer que qualquer pessoa pode fazer cursos de terapia cognitiva comportamental, mas isso não significa que qualquer um deva oferecer, profissionalmente, sessões de terapia a quaisquer pessoas.

A profissão de terapeuta cognitivo não é regulada na esfera federal, o que permite que qualquer pessoa possa exercer a profissão, porém, não é recomendado que pessoas que possuam quadros de doenças psiquiátricas sejam atendidas por pessoas sem formação médica, então, torna-se necessário que haja ética do profissional para que não se habilite a realizar atendimentos em que não possa tratar com a necessária profundidade, a questão que será trazida pelo paciente.

Apenas profissionais formados em psicologia, psiquiatria e outras áreas médicas podem realizar atendimento e consultas para auxiliar pessoas com transtornos mentais ou que, por qualquer motivo, precisem de atendimento terapêutico especializado.

A Terapia Cognitiva, também chamada de Terapia Cognitiva Comportamental, é um campo bastante novo da medicina, tendo sido criada há apenas 100 anos, pelo Dr. Aaron T. Beck, psiquiatra e professor da Universidade de Pensilvânia, EUA.

Os profissionais da área atuam de forma conjunta com seus pacientes, buscando identificar seus sentimentos e solucionar conflitos, melhorando suas reações emocionais e ajudando-o a lidar com suas frustrações, traumas e problemas.

Para estar habilitado para realizar o atendimento, o caminho mais indicado para a profissionalização é a graduação em psicologia, complementada por pós-graduação e cursos de especialização.

Importa dizer que, quando o assunto é mercado de trabalho e remuneração, terapeutas graduados e especializados em terapia cognitiva contam com oportunidades muito melhores do que terapeutas que apenas realizaram cursos, mas que não contam com o bacharelado em psicologia.

Outro fator que pode interessar é que o terapeuta pode atuar em diversas áreas e locais, seja em escolas, presídios, clínicas particulares, hospitais públicos e particulares, ONGs, clínicas de recuperação e reabilitação e, atualmente, até mesmo online.

É possível trabalhar apenas com crianças, com adultos ou com idosos e em nichos específicos, se especializando, por exemplo, no trabalho com pessoas portadoras do espectro autista, síndrome de down, bipolaridade, depressão, entre outras doenças que necessitam de acompanhamento.

Entre os cursos de especialização, existem opções como:

· Introdução às terapias cognitivas;

· Terapias cognitivas nos transtornos de humor e ansiedade;

· Terapias cognitivas nas dependências químicas e comportamentais;

· Terapias cognitivas nos transtornos de personalidade;

· Novas tendências em terapias cognitivas; entre outros.

Cada tipo de curso, se concentra em um tipo de necessidade do profissional, sendo que o curso de introdução é uma base para que todos os outros possam estar devidamente fundamentados.

O profissional pode escolher uma ou diversas áreas para se aprofundar e adquirir recursos para melhor diagnosticar e tratar seus pacientes.

Segundo o site da Catho, a remuneração média dos psicólogos no Brasil é de R$2.200,00 e quanto mais especializado for o profissional, maiores são as possibilidades de ganhos dentro da profissão.

Segundo o site Vagas, as remunerações mais altas ficam próximas de R$4.000,00 para profissionais formados em psicologia e, preferencialmente, especializados em cursos complementares à formação.

Por último, mas não menos importante, vale dizer que, embora haja um grande número de psicólogos sendo formados anualmente, a profissão é uma das mais demandadas no país e não há previsão de redução de demanda, por isso, para quem deseja se especializar na área, não faltarão oportunidades de trabalho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Emprego

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.