Empresa formada por alunos do ITA atende organizações de todo o mundo
Com intuito de encurtar a distância entre os estudantes e o mercado de trabalho, o ITA Júnior, empresa formada por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos, tem se dedicado à realização de projetos e consultorias para organizações de todo o mundo.


ITA cria empresa com os alunos para atender organizações de todo o mundo
Divulgação/ITA
Com intuito de encurtar a distância entre estudantes e mercado de trabalho, o ITA Júnior, empresa formada por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos, se dedica à realização de projetos e consultorias para organizações de todo o mundo.
As atividades desenvolvidas pela empresa vão além dos cursos de graduação da instituição. “Se um aluno chega no ITA com conhecimento em webdesign e surgir um projeto com esse fim, podemos usá-lo, embora na grade da faculdade não conste essa disciplina”, explica Maurício Matsoui, aluno do 4º ano de Engenharia Aeroespacial, que ocupa o cargo de diretor executivo do ITA Júnior.
A Microsoft, por exemplo, já contratou a ITA Júnior para realizar o trabalho de tradução do inglês para o português do Visual Studio, pacote de programas usado para criação de software.
O valor cobrado varia de R$ 800 a R$ 40 mil -cifras bem menores do que as praticadas no mercado- e toda arrecadação é usada para suprir os custos do próprio ITA Júnior.
Os alunos que atuam como membros efetivos da empresa não recebem salário e ficam, em média, dois anos envolvidos nas atividades administrativas e de intermediação instituição-mercado. Entre as áreas mais valorizadas está a de Tecnologia da Informação, que responde por cerca de 80% dos projetos desenvolvidos pela equipe.
Processo seletivo
Dividido em etapas, o processo inicialmente realiza um evento para atrair interessados. Depois, os candidatos são testados através de uma dinâmica de grupo e, por fim, são avaliados por meio de uma entrevista com dois ou três membros da empresa.
Atualmente, o quadro de funcionários fixos do ITA Júnior gira em torno de 28 alunos. Segundo a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, o número de participantes em atividade no país está em torno de 30 mil alunos.
Posts Relacionados

São José Esporte Clube disponibiliza cadastro facial para entrada no Estádio Martins Pereira

Vale Rodeio Show deve atrair mais de 100 mil pessoas em São José

BAEP prende homem procurado por estupro de vulnerável em Pindamonhangaba
