Cantora de Jacareí, de 18 anos, conquista vaga na semifinal brasileira do KWC
Helô Passos, professora de canto e artista com formação em teatro, dança e canto lírico, agora busca uma vaga na Final Brasil do Campeonato Mundial de Karaokê

Aos 18 anos, a cantora Heloísa Dias dos Passos, conhecida como Helô Passos, já acumula uma trajetória artística marcada pelo estudo, pela dedicação e pela busca por diferentes formas de expressão. Nascida e moradora de Jacareí, a jovem acaba de dar mais um passo importante na carreira ao conquistar uma das cinco vagas do Vale do Paraíba para a Semifinal Brasileira do KWC – Global Music Contest.
A classificação veio após uma disputada Final Regional realizada na ShowTime Music Bar, em São José dos Campos. Helô ficou entre os cinco selecionados de um grupo de 20 cantores que disputavam as vagas para a próxima etapa da competição.
Agora, a artista se prepara para representar a região na semifinal nacional, que será realizada em formato online. Os participantes deverão gravar e enviar vídeos de suas performances, que serão avaliados pelo Júri Nacional do KWC Brasil.
Mais do que uma cantora
Apesar da pouca idade, Helô já possui uma rotina intensa de preparação artística. Ela é professora de canto, mas continua estudando para aperfeiçoar a própria técnica vocal e ampliar seus recursos como intérprete.
Sua formação também passa por outras áreas das artes. A jovem estuda teatro, jazz, ballet, sapateado e canto lírico, além de aprender leitura de partituras. Ela também toca piano.
O inglês é outra ferramenta incorporada à sua formação. Helô estudou o idioma durante sete anos e possui formação na língua, o que também amplia suas possibilidades dentro de um repertório musical que inclui canções nacionais e internacionais.
A experiência nos palcos também começou cedo. A cantora já participou de programas de televisão e diferentes apresentações artísticas. Atualmente, mantém uma agenda de apresentações em bares e restaurantes, interpretando músicas de estilos como pop, rock e MPB.
Cantar também é interpretar
Para Helô, uma boa apresentação vai além da capacidade vocal. A experiência adquirida em outras linguagens artísticas influencia diretamente a forma como ela encara uma música.
Além do canto, a jovem se dedica a desenhos, criação de personagens, poemas, leitura e interpretação. Todo esse repertório contribui para construir apresentações nas quais procura não apenas cantar uma canção, mas transmitir a história e a emoção presentes nela.
Essa característica também pode ser importante no KWC. A competição considera critérios como voz, técnica e talento artístico, avaliando aspectos como afinação, ritmo, domínio vocal, musicalidade, expressividade e singularidade.
De Jacareí para a disputa nacional
A classificação na etapa regional foi um dos momentos mais importantes da trajetória recente da cantora. Em uma disputa com 20 participantes, apenas cinco conquistaram o direito de avançar para a semifinal brasileira.
Agora, Helô terá o desafio de transformar em vídeo toda a preparação construída ao longo dos anos e mostrar ao júri sua identidade artística.
Os candidatos que se destacarem na semifinal avançam para a Final Brasileira presencial, prevista para o início de dezembro, em São Paulo. Nessa etapa serão definidos os representantes brasileiros que poderão disputar a Final Mundial do KWC em 2027, em um país que ainda será anunciado pela organização internacional.
Para Helô, chegar à semifinal brasileira aos 18 anos representa uma conquista importante, mas também o início de um novo desafio. A cantora pretende reunir na competição tudo aquilo que vem desenvolvendo ao longo de sua formação: técnica vocal, interpretação, dança, teatro e presença de palco.
A jovem artista de Jacareí agora mira um objetivo ainda maior: conquistar uma vaga na Final Brasil e, quem sabe, levar a voz do Vale do Paraíba para uma competição de alcance mundial.
Posts Relacionados

Morre Netinho, cantor de axé e dono do sucesso “Milla”, aos 60 anos

Fundo de Quintal faz show neste sábado na Toka, em São José dos Campos

Circo Vostok chega a São José dos Campos com espetáculo “Show Emoções”
