Especialistas chineses apresentam câmera para satélite CBERS no Inpe
Câmera pode ser embarcada na próxima missão conjunta Brasil-China


O diretor Leonel Perondi recebe representantes da instituição chinesa
Divulgação/Inpe
Especialistas do Bisme (Beijing Institute of Space Mechanical and Eletricity), instituto chinês que atua no desenvolvimento de equipamentos espaciais, estiveram no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nesta segunda-feira (19), onde apresentaram ao diretor do Inpe, Leonel Perondi, a câmara de alta resolução WPM.
No encontro os chineses apresentaram a câmera WPM, que pode ser embarcada na próxima missão conjunta Brasil-China, o satélite Cbers-4A. Na oportunidade, os membros dos dois institutos discutiram a possibilidade de cooperação entre o Inpe e o Bisme.
Ainda na segunda e terça-feira (17), ocorreram reuniões entre o grupo do Bisme e engenheiros da Coordenação do Segmento Espacial do Programa e da equipe de Arquitetura do Programa Cbers.
Atualmente, Brasil e China realizam em parceria o programa de satélites de sensoriamento remoto -Cbers-, que fornece dados para observação da Terra. As imagens produzidas são usadas para monitorar desmatamentos e a expansão da agricultura e das cidades, entre outras aplicações.
Em dezembro do ano passado foi lançado o Cbers-4. Hoje, está em discussão uma nova missão, o Cbers-4A, equipado com cargas úteis (câmeras) fornecidas pelos dois países -a divisão de responsabilidade no desenvolvimento do satélite é de 50% para cada um.
Posts Relacionados

EDP investe R$ 4,5 milhões para ampliar capacidade energética de Lorena em 15%

Defesa Civil emite alerta severo para chuva forte em São José dos Campos e Jacareí

Via Dutra terá obras de recuperação do pavimento até 22 de outubro
