Nesta segunda-feira (26), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou o lançamento do 1º Concurso de Receitas Escolares, com o objetivo de valorizar as cozinheiras e cozinheiros responsáveis pela alimentação nas mais de 5.000 escolas da rede estadual.
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O concurso convida esses profissionais a apresentarem suas melhores receitas, que serão compartilhadas com os 3 milhões de estudantes da rede.
As inscrições estão abertas e vão até 27 de setembro. O concurso será dividido em duas etapas. Na primeira fase, os participantes devem criar ou selecionar uma receita típica da cultura local. Na segunda etapa, as receitas, utilizando ingredientes disponíveis no programa de alimentação escolar, serão avaliadas pelos próprios estudantes.
As 91 receitas selecionadas — uma de cada diretoria regional de ensino — serão compiladas em um e-book que celebrará a cultura alimentar do Estado de São Paulo. O resultado final será divulgado em 6 de dezembro e as melhores receitas poderão ser incorporadas ao cardápio das escolas. Os autores das 10 melhores receitas terão a oportunidade de participar de uma aula especial com um chef convidado.
A diretora técnica do Departamento de Alimentação Escolar da Educação de SP, Nayla Veríssimo, destaca que o concurso é uma excelente oportunidade para reconhecer o trabalho dos profissionais da alimentação escolar e promover uma alimentação saudável e culturalmente rica.
A Secretaria informa que, nos últimos anos tem trabalhado na retirada de alimentos enlatados das refeições e na ampliação da oferta de frutas, com um foco crescente em alimentos in natura e minimamente processados. A partir deste ano, a compra de alimentos é feita mensalmente e incorporada às atividades pedagógicas.
O cardápio deste semestre inclui alimentos como brócolis, abacate, manga e espinafre, além de frutas e hortaliças diversas, todos aptos para as receitas do concurso.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.