O Governo de São Paulo republicou o edital para a concessão patrocinada do Sistema de Travessias Hídricas. Estruturado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o projeto prevê a modernização completa de 14 linhas de transporte aquaviário de passageiros e veículos, com leilão agendado para 13 de novembro de 2025, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A atualização do edital traz ajustes jurídicos, técnicos e operacionais que ampliam a atratividade do projeto junto ao setor privado, garantindo segurança jurídica, previsibilidade e maior competitividade no certame. A decisão de republicar o edital e remanejar a data do leilão atendeu a pedidos dos investidores, que solicitaram mais prazo para aprofundar seus estudos diante da complexidade e do ineditismo do projeto.
Com prazo de concessão de 20 anos e investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões, a PPP das Travessias Hídricas prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, das quais 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação e informação.
O sistema atende hoje aproximadamente 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Com as novas embarcações, maiores e mais modernas, será possível reduzir filas, inclusive em períodos de alta temporada, e oferecer mais conforto e segurança para a população. O contrato também assegura a manutenção da base tarifária atual e das gratuidades já praticadas.
As linhas modernizadas serão as de Sebastião–Ilhabela; Santos–Vicente de Carvalho; Santos–Guarujá; Bertioga–Guarujá; Cananéia–Continente; Cananéia–Ilha Comprida; Cananéia–Ariri; Iguape–Juréia; Bororé–Grajaú; Taquacetuba–Bororé; João Basso–Taquacetuba; Porto Paraitinga; Porto Varginha; e Porto Natividade da Serra.
A republicação reforça o compromisso com um processo transparente, moderno e sustentável, em linha com as melhores práticas internacionais de concessões e com a prioridade de entregar serviços de qualidade e infraestrutura de ponta à população.
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)
O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, são mais de 30 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 550 bilhões.
Negociações de fusão entre Gol e Azul são encerradas
Ações da Azul disparam mais de 20%
Secretário de Defesa dos EUA convoca reunião de urgência
Centenas de militares foram chamados em caráter emergencial
Ginástica Rítmica de São José brilha na Copa São Paulo
Atletas ganharam medalhas no individual e coletivo
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.