Estado de São Paulo

Metanol: Estado de SP registra dois óbitos e 164 casos em investigação

Veja balanço atualizado das ações

Escrito por Meon

07 OUT 2025 - 13H00 (Atualizada em 07 OUT 2025 - 13H02)

Pablo Jacob /Governo do Estado de SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informou nesta segunda-feira (6) que o número de casos descartados de intoxicação por metanol subiu para 47, após análises clínicas realizadas desde a manhã, quando eram 15 descartados.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O estado contabiliza 15 casos confirmados, incluindo dois óbitos de homens de 54 e 46 anos, residentes da capital paulista. Além disso, há 164 casos em investigação, com seis óbitos suspeitos: três na capital (36, 45 e 50 anos), dois em São Bernardo do Campo (49 e 58 anos) e um em Cajuru (26 anos). Todos os óbitos confirmados e suspeitos são de homens.

A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira permanente e morte. A substância pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza. A SES-SP reforça que pacientes com sintomas incomuns após consumo de bebida alcoólica devem procurar atendimento imediato, com exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sinais de alerta incluem dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6 horas após o início dos sintomas é crucial para evitar agravamento.

Novas medidas do governo

O gabinete de crise montado pelo Governo de São Paulo anunciou parcerias com associações do setor de bebidas alcoólicas para combater a falsificação e adulteração. As ações incluem:

- Treinamento de agentes públicos e comerciantes

- Campanhas de orientação para consumidores identificarem bebidas seguras

- Propostas legislativas para endurecer regras sobre falsificação e comercialização irregular

- Pedido à Justiça para destruição de estoques apreendidos de bebidas adulteradas, selos falsos e garrafas

- Criação de canal direto de denúncia para comerciantes reportarem irregularidades preventivamente

Interdições e fiscalização

Desde a semana passada, a força-tarefa que fiscaliza bares e distribuidoras vistoriou 18 estabelecimentos, com 11 interdições cautelares por problemas sanitários. Os locais incluem endereços na capital e na Grande São Paulo, como Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins, Mooca, M’Boi Mirim, Cidade Dutra, Osasco, São Bernardo do Campo e Barueri.

Além disso, a Secretaria da Fazenda suspendeu preventivamente inscrição estadual de seis distribuidoras e dois bares, totalizando 8 estabelecimentos.

Balanço sobre os casos (até 06/10 – 19h)

- Casos de intoxicação: 179 notificações

- 164 em investigação (6 óbitos)

- 15 confirmados (2 óbitos)

- 47 descartes

- Prisões: 41 detidos em operações contra falsificação desde o início do ano, 20 apenas nesta semana

- Garrafas apreendidas: 10 mil desde 29/09; 60 mil no total em 2025

- Itens falsificados: mais de 15 milhões, incluindo rótulos, lacres e selos; 378 mil apreensões nos últimos sete dias

Trabalho policial

A Polícia Civil mobilizou unidades especializadas para investigar os casos. Uma nova operação, chamada Última Dose, resultou na apreensão de 3.050 garrafas adulteradas, 316 mil rótulos falsificados e diversos insumos usados na falsificação, em cidades como Osasco, Americana, Sumaré e Poços de Caldas (MG). Uma mulher foi indiciada, e as diligências continuam para localizar outros envolvidos.

Testagem e tratamento

A rede estadual reforçou a estrutura laboratorial para confirmação rápida da presença de metanol. As amostras de sangue ou urina são analisadas em até uma hora pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (LATOF) da USP de Ribeirão Preto, por meio de cromatografia gasosa, método padrão ouro para detecção da substância.

O estado disponibilizou 2 mil novas ampolas de álcool etílico absoluto para tratamento de pacientes, somando às 500 já em estoque, garantindo suprimento adequado.

Canais de denúncia

Denúncias sobre bebidas adulteradas podem ser feitas pelo:

- Disque Denúncia 181 ou site da Polícia Civil 

- Procon-SP, pelo Disque 151 ou site do Procon 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.