Uma moto foi parar em cima de um poste, no meio da fiação elétrica, na madrugada desta segunda-feira, na região de Aricanduva, bairro da zona leste de São Paulo, durante a queda de um balão.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O dono da moto, Kauê Ribeiro, de 20 anos contou que o balão passou por sua casa e uma das cordas dele acabou se enroscando na motocicleta, que bateu no carro da mãe, que capotou e atingiu o automóvel de um vizinho. Nas redes sociais, Kauê que é motoboy, relatou o desespero após perceber os estragos em seu instrumento de trabalho.
A motocicleta ficou presa na fiação elétrica, mas acabou sendo retirada por técnicos da Enel na manhã desta segunda(22). A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e os Bombeiros acompanharam a ação.
A queda do balão também afetou a distribuição de energia elétrica em parte da zona leste da cidade, de acordo a Enel Distribuição São Paulo. Até as 8h, 95% dos clientes afetados tiveram o fornecimento restabelecido e técnicos da companhia seguiam atuando na região.Os responsáveis pela soltura do balão, se identificados e condenados, podem pegar até três anos de prisão.
Crime ambiental
A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, alerta para os riscos de graves acidentes provocados pela queda de balões sobre a rede elétrica. Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 12 ocorrências em toda a área de concessão, com prejuízos diretos a mais de 2.450 clientes. No mesmo período do ano passado, os registros foram de 13 ocorrências que impactaram 1.612 clientes.
Soltar balões, crime previsto no Código Penal Brasileiro, também oferece riscos à segurança e traz prejuízos ao fornecimento de energia quando um balão cai sobre a rede elétrica. O impacto varia de acordo com a localidade da queda e dos equipamentos danificados.
Em nota a concessionária informa que Em muitos casos, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência são grandes e também podem causar acidentes, deixando hospitais, escolas, residências e empresas sem energia, além de incêndios. Em caso de acidentes relacionados à rede elétrica de ruas e avenidas nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP, pelos canais de atendimento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.