Estado de São Paulo

Nove aeronaves combatem focos de incêndio no estado de SP

Quatro cidades da RMVale tiveram queimadas registradas na semana

Escrito por Meon

13 SET 2025 - 09H20 (Atualizada em 13 SET 2025 - 09H33)

Divulgação

O Governo de São Paulo realiza nesta sexta-feira (12) uma operação aérea com sete helicópteros e dois aviões para o combate aos incêndios em diversas regiões do estado.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Entre as aeronaves de asa rotativa estão cinco helicópteros Águia da Polícia Militar – em atuação nas cidades de Cruzeiro, Bofete, Piracicaba, Socorro e Alto Alegre – além de um helicóptero da Fundação Florestal em Cruzeiro e uma aeronave particular em Cajamar. Também participam da operação outros dois aviões: um particular, que atua em Caçapava, e outro contratado pela SEMIL, em Cajuru.

Toda a situação é acompanhada de forma permanente pela Operação São Paulo Sem Fogo e pela Sala SP Sem Fogo, criada em junho deste ano, no início da fase vermelha da Operação, inovação criada este ano para enfrentar a estiagem. A Operação reúne profissionais da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento (SAA) e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

“Nessa semana estamos enfrentando o pior período da estiagem deste ano. Tivemos os dias mais secos e quentes e isso aumentou o número de incêndios. Por isso, acionamos imediatamente o reforço aéreo para dar suporte no combate. Nosso objetivo é não permitir que os focos se alastrem e saiam do controle, por isso, vamos manter apoio permante até extinguir todos os incêndios no estado”, assegura o Coronel Henguel Ricardo Pereira, Coordenador Estadual da Defesa Civil.

Já se cadastrou para receber SMS ou Whatsapp sobre riscos de desastre?

A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. Qualquer pessoa pode se cadastrar, de forma gratuita, para receber alertas de risco de desastres naturais, por mensagens de texto (SMS) ou Whatsapp, em seu celular.

Como funciona

Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou cadastre-se no WhatsApp, iniciando uma interação com o número (61) 2034-4611.

Operação SP Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), além da própria Semil e de suas vinculadas: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Fundação Florestal (FF). Para cumprir seus objetivos, a Operação São Paulo Sem Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, divididas em fases (verde, amarela e vermelha), conforme as necessidades e priorizações de cada período.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.