Nos primeiros meses de 2025, a Educação de SP concluiu a entrega de 900 mil materiais destinados ao Projeto de Convivência para 544 mil crianças do Ensino Fundamental, em um investimento de R$ 28 milhões na aquisição e distribuição dos materiais.
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Entre os ítens que serão utilizados por mais de meio milhão de crianças e adultos, há materiais didáticos, jogos de tabuleiro e pelúcias para o desenvolvimento de atividades nas salas de aula e em casa. Entre os livros, há títulos dedicados aos alunos, aos professores e às famílias, sejam impressos ou digitais, amparados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a líder da equipe de produção do material didático dos anos iniciais na Secretaria da Educação, professora Andréa Fernandes de Freitas, “trabalhar a inteligência emocional desde cedo é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes nesta fase, o que potencializa, por sua vez, o processo de aprendizagem”, descreve.
Aprendendo com as próprias emoções
Nas aulas dos 1º, 2º e 3º anos, voltadas para a inteligência emocional, as atividades trabalham o autoconhecimento, empatia e relacionamento interpessoal. Nas aulas, os professores incentivam os alunos a mapear as próprias emoções e impulsos, de modo a compreendê-los e, assim, aprimorar o processo de autorregulação emocional. Ao longo do ano, cada estudante pode passar uma semana com uma das pelúcias, Tomás, Geraldo ou Fernanda, que conversam com a proposta das aulas de cada ano, respectivamente.
Já nos 4º e 5º anos, focadas nas “habilidades socioemocionais”, as aulas visam aprofundar o conhecimento das emoções e fazer a transição do estudante para as habilidades que serão exigidas dele nos anos seguintes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que são: colaboração, pensamento crítico, criatividade, comunicação e proatividade. Nessa etapa final, dois jogos de tabuleiro substituem as pelúcias como condutores das discussões presentes no material didático.
Implantado pela rede como componente curricular desde 2014 e em forma de projeto piloto, em 2025, além de estar em todas as escolas de anos iniciais há três anos, a atual gestão duplicou a quantidade de aulas semanais destinadas ao desenvolvimento de educação emocional e habilidades socioemocionais, passando de uma para duas aulas semanais.
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