O estado de São Paulo já emitiu 4,04 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) até o dia 23 de julho, número equivalente a 8,79% da população paulista.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A CIN estabelece um padrão único de identificação em todo o Brasil e já foi emitida por mais de 30 milhões de brasileiros. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada em qualquer estado, mediante apresentação da certidão de nascimento ou casamento.
Em São Paulo, 52,32% dos documentos foram emitidos para mulheres e 47,68% para homens. A média diária no estado é de 3.596 emissões. Somente em julho de 2025, foram emitidos mais de 296 mil documentos.
A faixa etária com maior adesão é a de 15 a 19 anos, com 416,3 mil registros (10,30%). Em seguida, aparecem crianças de 0 a 4 anos, com 387,8 mil emissões (9,60%).
Entre os 30 milhões de brasileiros que já emitiram a CIN, 493 mil são pessoas com deficiência. Em São Paulo, esse número chega a 36.562, incluindo pessoas com transtorno do espectro autista (29,61%), deficiência física (37,58%), visual, auditiva e intelectual.
O novo documento é parte de um esforço nacional para modernizar o sistema de identificação, reduzir fraudes e garantir acesso seguro a serviços públicos. A CIN possui QR Code com assinatura digital, tanto na versão física quanto digital, e já permite acesso à conta nível Ouro no GOV.BR.
Um dos principais avanços é o uso da biometria. A CIN será usada como base de cadastro para concessão e renovação de benefícios sociais. Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva regulamenta a medida, com implementação gradual.
Durante o lançamento oficial da ferramenta, o governo também apresentou o aplicativo da CIN. Gratuito, o app valida os dados do documento e pode funcionar de forma completa com internet ou em modo parcial offline — informando CPF e data de nascimento.
SJC: Sebrae-SP abre inscrições para Empretec
Seminário da ONU será o último de 2025 na cidade
Hospital Regional do Litoral Norte adota a utilização de energia 100% renovável
Ação diminuiu em 20% os custos com eletricidade
São José Basketball busca vaga inédita na final da LBF
Jogo acontece nesta quinta-feira (31) contra Sampaio Basquete
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.