Estado de São Paulo

SP Por Todas as Mães impacta mais de mil mulheres paulistas

Iniciativa da SP Mulher promoveu serviços em dois dias de evento

Escrito por Meon

16 MAI 2025 - 16H28

Divulgação/GovSP

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, promoveu o evento SP Por Todas as Mães nos dias 9 e 13 de maio para ampliar o alcance dos serviços gratuitos oferecidos às mulheres neste mês dedicado às mães. O primeiro encontro aconteceu na Estação Tatuapé do Metrô e o segundo na Estação Luz da CPTM, próximos aos Espaços Maternidade das respectivas estações.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A realização foi resultado de uma parceria intersecretarial que envolveu Agricultura e Abastecimento; Cultura, Economia e Indústria Criativas; Desenvolvimento Econômico; Esportes; Saúde; Segurança Pública; e Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Outros órgãos também participam, como Defensoria Pública e Associação Paulista de Biomedicina.

“O SP Por Todas as Mães atendeu mais de mil mulheres com diversos serviços, como aferição de pressão e de glicemia, testes rápidos de HIV, orientação jurídica, dicas de alimentação saudável e oportunidade de emprego”, conta a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.

Ao todo, 1.678 pessoas foram impactadas na ação, que contou também com palestra sobre o combate à violência contra a mulher, atividade física, atrações circenses e bandas ao vivo.

Espaços Maternidade

As duas unidades dos Espaços Maternidade, localizadas na estação Tatuapé do metrô e na estação Luz da CPTM oferecem estrutura completa – desde poltronas ergonômicas e trocadores até copa equipada e espaço infantil – para garantir que mães e cuidadores possam amamentar, ordenhar leite, esquentar comida, trocar fraldas ou simplesmente descansar com conforto e segurança enquanto aguardam seus trens, reduzindo as barreiras que muitas vezes dificultam a conciliação entre maternidade e rotina cotidiana.

“Os Espaços Maternidade reforçam nosso compromisso com a inclusão e o cuidado com as mulheres em todas as etapas da vida. É fundamental que as mães em deslocamento sintam-se acolhidas e tenham suporte para cuidar de seus filhos com dignidade e conforto”, destaca Valéria Bolsonaro.

Inaugurado em março de 2024 pela SP Mulher em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o primeiro Espaço Maternidade do sistema metroferroviário paulista ocupa 56 m² e foi projetado conforme normas de acessibilidade e segurança, na Plataforma 5, acesso ao Expresso Aeroporto. Desde que foi implantado, em 8 de março do ano passado, o espaço já atendeu 2.933 mães.

Já em novembro de 2024, foi inaugurada a segunda unidade, fruto da parceria entre a SP Mulher e o Metrô de São Paulo, com 32 m² de área útil. Neste segundo espaço, há também a participação de profissionais do Hospital Sepaco, que orientam sobre aleitamento materno, puericultura e cuidados com o bebê, assegurando atendimento humanizado e técnico. Até abril, foram 550 atendimentos.

São Paulo por Todas

São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.

+ Leia mais notícias do Estado de SP

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.