O número de obras em execução nas rodovias paulistas cresceu 40% três meses após o lançamento do programa SP Pra Toda Obra, do Governo de São Paulo. O estado tem atualmente 290 intervenções em andamento, ante 208 em abril.
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Entre importantes obras iniciadas pelo maior programa de melhorias rodoviárias da história do estado, estão a pavimentação da Estrada Municipal José Theotônio Silva (SBS‑371), em São Bento do Sapucaí (R$ 37 milhões), bem como as vicinais Sete Voltas (R$ 16,9 milhões) e Rio das Antas (R$ 4,9 milhões) em Taubaté. O SP Pra Toda Obra contou ainda com a entrega de 560 intervenções, entre elas o viaduto que liga Sumaré e Hortolândia, finalizado com investimento de R$ 16,8 milhões em junho.
O programa reúne investimentos que ultrapassam R$ 30,5 bilhões, distribuídos ao longo de 21,2 mil quilômetros de intervenções rodoviárias. O montante engloba obras em trechos urbanos, rodovias estaduais e concessões, e tem foco em mais fluidez, segurança e conservação de vias essenciais ao escoamento de cargas e ao transporte de passageiros.
Com os investimentos, o SP Pra Toda Obra já alcança 1.546 intervenções em todo o estado. Desse total, 36,22 % estão concluídas, 18,69 % em execução, 7,37 % com licitação em andamento e 37,71 % com obras já contratadas, a iniciar. As obras são de responsabilidade das concessionárias, com fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER‑SP), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil). As obras podem ser acompanhadas pelo site sppratodaobra.sp.gov.br.
Para a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, as entregas do SP Pra Toda Obra são resultado de um planejamento técnico rigoroso, gestão eficiente e atuação integrada entre Estado e municípios. “Estamos fortalecendo a infraestrutura viária, gerando emprego, ampliando a mobilidade e impulsionando o desenvolvimento regional com responsabilidade e transparência.”
As melhorias preveem duplicação e faixas adicionais; implantação de contornos; manutenção e recuperação; pavimentação; e recapeamento. A distribuição dos recursos busca atender demandas específicas de cada corredor rodoviário.
O SP pra Toda Obra deve gerar 252,6 mil postos de trabalho ao longo da execução dos projetos. A previsão é de beneficiar 34,7 milhões de pessoas em mais de 540 municípios, promovendo não apenas infraestrutura, mas também desenvolvimento socioeconômico.
Entre as iniciativas em destaque na fase inicial está o recapeamento do Sistema Anhanguera‑Bandeirantes, com extensão de 2,1 mil quilômetros e investimento de R$ 1 bilhão. A ação é a maior em extensão da história no trecho e atende diariamente 955 mil motoristas, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
Outra obra de grande porte em andamento é o Rodoanel Norte, que, com aporte de R$ 3,4 bilhões, ligará a Grande São Paulo às principais rodovias estaduais e federais, desviando o tráfego das marginais Tietê e Pinheiros e reduzindo congestionamentos na região metropolitana.
Em fase de licitação, o DER‑SP prepara quatro grandes lotes: recuperação de 115 km da SP‑222 (R$ 630,5 milhões); melhorias em 58,5 km da SP‑147 (R$ 319,5 milhões); obras em 44,8 km da SP‑123 (R$ 246,1 milhões); e duplicação de 29,9 km na SP‑129 (R$ 200,6 milhões). Esses trechos integram o cronograma de entregas previstas para os próximos semestres.
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