Evento reúne alunos de pós-graduação em meteorologia em C. do Jordão
Inscrições estão abertas e seguem até o próximo dia 15 de setembro


Inscrições estão abertas e seguem até o próximo dia 15 de setembro
Flavio Pereira/Meon
Está aberta até o próximo dia 15 de setembro a inscrição para o 14º Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Meteorologia (EPGMet) do CPTec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O evento se realiza de 28 a 30 de setembro, em Campos do Jordão.
O objetivo é promover a interação entre os alunos e professores da Pós-Graduação em Meteorologia do CPTec e de outras instituições, debates científicos e a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da área.
Serão apresentados trabalhos de alunos e professores nos eixos temáticos da PGMet: Estudo de Tempo e Clima; Modelagem de Tempo e Clima; Interação Superfície-Atmosfera e Sensoriamento Remoto da Atmosfera. Podem participar do evento, alunos de pós-graduação em Meteorologia de qualquer instituição do país, desde que tenham um projeto para ser apresentado.
Além dos trabalhos, também integra a programação o Minuto Ciência. Esta sessão é reservada para uma rodada de conversa entre alunos e professores para exposição de ideias, questões científicas e novas abordagens. A inscrição e submissão de trabalhos estão disponíveis no site do CPTec. Outras informações pelo e-mail [email protected].
Curso
O Curso de Pós-Graduação em Meteorologia do Inpe, o mais antigo do Brasil, é ligado ao CPTec e tem como meta a formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado. Desde seu início, em 1968, já formou 124 doutores e 298 mestres. Hoje, participa do Programa de Excelência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem conceito seis nas avaliações de 2004, 2007, 2010 e 2013.
Os alunos dispõem de bibliotecas entre as melhores e mais atualizadas da América Latina nestas áreas do conhecimento, com um acervo de mais de 31 mil livros e 1.500 periódicos, acessos online ao conteúdo de diversas bibliotecas em todo mundo e acesso a versões eletrônicas das mais importantes publicações em ciências atmosféricas.
Além disso, existe a oportunidade de participar de experimentos nacionais e internacionais, e de realizar parte dos estudos no exterior. A PGMet recentemente renovou seu laboratório de computadores, que tem licenças de softwares essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa de seus alunos de mestrado e doutorado. Mais informações pelo site do Inpe.
Posts Relacionados

Ações preventivas preparam cemitérios para o Dia de Finados

Jacareí retoma contagem do tempo de serviço de servidores congelado na pandemia

‘Dia D’ do Outubro Rosa atende mais de 540 mulheres e supera expectativas em Jacareí
