Funcionários do transporte público de São José fazem paralisação após pagamento parcial dos salários

A prefeitura disse que não foi informada da paralisação com antecedência

Escrito por: Samuel Strazzer3 min de leitura
fundo_placeholder-023136

Na manhã desta segunda-feira (10), funcionários de duas das três empresas que operam o transporte público de São José dos Campos fizeram uma paralisação em São José dos Campos em protesto ao pagamento parcial dos salários.

A paralisação foi conduzida pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba. Em entrevista ao programa A Voz do Vale, da rádio Logos FM 105,9 , o secretário de Mobilidade Urbana de São José, Paulo Guimarães Júnior, disse que o sindicato já fez acordo com uma das empresas, que já está voltando a operar, e está em negociação com a terceira.

“A empresa Saens Peña não fez paralisação, operou normalmente desde às 4h30. O problema com a Maringá foi solucionado, foi feito um acordo e os condutores voltaram a trabalhar. Com a Joseense ainda está sendo negociado. Caso não tenha negociação com a Joseense, estamos conversando com as outras duas empresas para fazer um plano de emergência e operar nas principais linhas”, disse Paulo Guimarães na entrevista.

O secretário explicou que o sistema de transporte público passa por problemas financeiros por conta da queda no número de passageiros durante a pandemia. Segundo ele, apenas 40% dos usuários estão usando o transporte público e mesmo assim o sistema está operando com 80% da capacidade, o que teria causado um déficit na arrecadação das empresas.

Por nota, a prefeitura informou que foi informada do pagamento parcial do adiantamento feito pelas empresas em virtude da queda de passageiros por conta da pandemia. Contudo, destacou que “[…] a paralisação parcial realizada pelo sindicato nas empresas Maringá e Joseense não foi comunicada oficialmente à Prefeitura conforme prevê os artigos 11 e 13 da Lei 7.783/19”.

Informou também que há um projeto de lei em tramitação na Câmara Federal que prevê ajuda às empresas de transporte público nas cidades médias e grandes. A previsão é que o PL seja votado amanhã, terça-feira (11).

Em nota, a Busvale, que representa as empresas de ônibus,”vem alertando há meses que o sistema de transporte público de São José dos Campos opera em grave desequilíbrio econômico-financeiro, com sério risco de colapso”, isso por causa da pandemia e que “entre abril e julho deste ano, o sistema registrou uma queda de 59,4% no número de passageiros pagantes, comparado ao mesmo período de 2019”.

Ainda de acordo com a assessoria, em assembleia no final da tarde desta segunda, foi decidido que a empresa Joseense deve voltar a operar nesta terça, normalizando o serviço.

O Portal Meon procurou o Sindicato dos Condutores, mas ainda não teve retorno até o fechamento desta matéria.

Tags:destaquerotativoPublicado em: