Funcionários do transporte público fazem acordo e serão pagos até a próxima semana em São José

Os ônibus de uma das empresas voltaram a operar normalmente na manhã desta terça-feira

Escrito por: Samuel Strazzer3 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Divulgação/Sindicato
Divulgação/Sindicato

Após paralisação no transporte público de São José dos Campos na manhã de ontem, segunda-feira (10), o Sindicato dos Condutores fez acordos com as duas empresas envolvidas no caso. Os ônibus da Viação Joseense voltaram a operar normalmente na manhã desta terça-feira (11).

Segundo o sindicato, na sexta-feira passada, dia 7 de agosto, a Viação Joseense, uma das empresas do transporte público, teria pagado apenas R$ 500 de salário. Em protesto, os funcionários fizeram uma paralisação ontem.

Trabalhadores da Expresso Maringá também participaram do ato, mas retornaram as atividades ainda pela manhã.

Motoristas e cobradores da Viação Joseense mantiveram a paralisação enquanto acompanhavam uma reunião entre o sindicato e a empresa. Por volta das 18h30 desta segunda-feira, os trabalhadores aprovaram o acordo com a empresa que propôs pagar o salário devido na sexta-feira e próxima terça-feira.

Impactos da pandemia

Em entrevista ao programa A Voz do Vale, da rádio Logos FM 105,9 , o secretário de Mobilidade Urbana de São José, Paulo Guimarães Júnior, disse que o sindicato já fez acordo com uma das empresas, que já está voltando a operar, e está em negociação com a terceira.

“A empresa Saens Peña não fez paralisação, operou normalmente desde às 4h30. O problema com a Maringá foi solucionado, foi feito um acordo e os condutores voltaram a trabalhar. Com a Joseense ainda está sendo negociado. Caso não tenha negociação com a Joseense, estamos conversando com as outras duas empresas para fazer um plano de emergência e operar nas principais linhas”, disse Paulo Guimarães na entrevista.

O secretário explicou que o sistema de transporte público passa por problemas financeiros por conta da queda no número de passageiros durante a pandemia. Segundo ele, apenas 40% dos usuários estão usando o transporte público e mesmo assim o sistema está operando com 80% da capacidade, o que teria causado um déficit na arrecadação das empresas.

Por nota, a prefeitura informou que foi informada do pagamento parcial do adiantamento feito pelas empresas em virtude da queda de passageiros por conta da pandemia. Contudo, destacou que “[…] a paralisação parcial realizada pelo sindicato nas empresas Maringá e Joseense não foi comunicada oficialmente à Prefeitura conforme prevê os artigos 11 e 13 da Lei 7.783/19”.

Informou também que há um projeto de lei em tramitação na Câmara Federal que prevê ajuda às empresas de transporte público nas cidades médias e grandes. A previsão é que o PL seja votado amanhã, terça-feira (11).

Tags:destaquePublicado em: