Governo Trump proíbe Moraes e aliados de entrarem nos EUA

Outros ministros do STF também foram atingidos com a medida

Escrito por: Meon Redação2 min de leitura
fundo_placeholder-023136

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou em seu perfil no X que os vistos do ministro Alexandre de Moraes e seus aliados serão revogados.

Na publicação, Rubio cita Donald Trump dizendo que o presidente americano deixou claro que a administração “vai responsabilizar estrangeiros responsáveis pela censura à expressão protegida nos Estados Unidos.”

As sanções seriam contra todos os ministros do STF, menos André Mendonça, Kássio Nunes Marques e Luiz Fux.

E acrescentou: “A perseguição política do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão amplo que não só viola direitos básicos dos brasileiros, como também ultrapassa as fronteiras do Brasil para atingir americanos.”

O principal diplomata dos Estados Unidos finaliza o texto dizendo que ordenou “a revogação dos vistos de [Alexandre de] Moraes e seus aliados no tribunal, assim como dos familiares imediatos deles, com efeito imediato.”

Em nota, o Departamento de Estado dos EUA publicou que “esta política de restrição de visto está de acordo com a Seção 212 (a) (3) (C) da Lei de Imigração e Nacionalidade, que autoriza o Secretário de Estado a tornar inadmissível qualquer estrangeiro cuja entrada nos Estados Unidos “teria consequências adversas potencialmente graves para a política externa””.

Tags:destaquemancheterotativoPublicado em: