Ilhabela faz campanha contra leptospirose
Após enchente no último domingo (16), a Prefeitura de Ilhabela está promovendo uma campanha de prevenção à Leptospirose nas áreas mais afetadas da cidade.


Produtos de limpeza para prevenção
Divulgação
Após enchente no último domingo (16), a Prefeitura de Ilhabela, no Litoral Norte, promove uma campanha de prevenção à leptospirose nas áreas mais afetadas da cidade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, agentes de saúde estão acompanhando a limpeza das casas invadidas pelas águas e orientando os moradores sobre como evitar a doença. Os bairros mais atingidos foram Barra Velha, Perequê, Água Branca, Caco da Capela entre outros que ficam na região central da cidade.
“Muitas pessoas estão procurando o posto de saúde desde domingo para tomar vacina contra a leptospirose, o que não existe. Como a enchente é um grande meio de transmissão da doença, precisamos orientar as pessoas e evitar contágio”, ressalta a enfermeira Márcia Feio, responsável pela campanha.
Até o momento nenhum caso foi registrado na cidade. Febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, especialmente na panturrilha e calafrios são sintomas da doença. “Nossas equipes estão preparadas. Ao perceber os sintomas, os moradores devem procurar imediatamente os postos de saúde. Leptospirose tem cura”, ressalta Márcia.
Previna-se
– Evite contato com a água ou lama de enchente, córregos ou alagamentos;
– Use botas e luvas de borracha durante o trabalho de limpeza da lama, na remoção de detritos e desentupimentos de esgotos e manilhas;
– Lave chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas por enchente. Use a medida de um copo de água sanitária para vinte litros de água;
– Mantenha o lixo e em local fechado e elevado do solo, para que não alimente roedores.
Posts Relacionados

Prêmio AMVALE UNITAU anuncia vencedores em novembro após edição recorde

Ações preventivas preparam cemitérios para o Dia de Finados

Jacareí retoma contagem do tempo de serviço de servidores congelado na pandemia
