Ilhabela recebe prêmio de Melhor Destino de Praia do Brasil
O arquipélago de Ilhabela foi escolhido como o Melhor Destino de Praia do Brasil em uma avaliação da Revista Viagem e Guia 4 Rodas, da Editora Abril. A divulgação foi feita no dia 25 de setembro e a cidade ficou á frente de destinos famosos como Porto de Galinhas (PE) e Fernando de Noronha (PE).


Praia do Saco do Eustáquio, localizada no leste de Ilhabela
Foto: Markito
O arquipélago de Ilhabela foi escolhido como o Melhor Destino de Praia do Brasil em uma avaliação da Revista Viagem e Guia 4 Rodas, da Editora Abril. A divulgação foi feita no dia 25 de setembro e a cidade ficou frente de destinos famosos como Porto de Galinhas (PE) e Fernando de Noronha (PE).
Foi a primeira vez que uma cidade do Estado de São Paulo recebe este título. “É resultado do trabalho de toda uma equipe, a soma de esforços da administração pelo desenvolvimento de nossa indústria do turismo”, comemorou o prefeito Toninho Colucci (PPS).
A escolha dos vencedores seguiu um criterioso regulamento e teve a participação de especialistas convidados, da redação de Viagem e Turismo a Editora Abril e da equipe do Guia Quatro Rodas, além da participação do leitor, que votou em oito categorias entre maio e agosto de 2014.
Segundo a secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela, os critérios de avaliação vão desde transporte, equipamentos turísticos oferecidos, receptividade, qualidade da hotelaria, dos restaurantes e gastronomia. “Quando se fala em melhor destino, o que está se avaliando não é só a beleza de uma praia em si, mas todo o seu entorno. É um conjunto de fatores que tornam um lugar gostoso e atraente”, conta o secretário da pasta Harry Finger.
O arquipélago possui 42 praias e a mais visitada é a do Curral, localizada no sul da ilha. “A do curral é a mais movimentada porque tem acesso de carro. Mas existem outras que também são bem procuradas, mas não se consegue chegar de carro, que é o caso da Praia da Fome e do Saco do Eustáquio”, conta Harry Finger.
Segundo o secretário, todo o orçamento da pasta em 2014, incluindo desde folha de pagamento até os trabalhos de manutenção e divulgação do turismo, gira em torno de R$ 4 milhões. Em 2015, o valor deve chegar a R$ 5,2 milhões.
“Esses valor são referentes ao que a nossa secretaria tem à disposição, mas quando se trata de turismo, os investimentos feitos em todas as outras secretarias, acabam agregando para o turismo. Como por exemplo, obras de ciclovia, aumento na orla de praia, saneamento, enfim, todas as obras acabam agregando. Toda a cidade vive e trabalha para o turismo. É como diz o prefeito, a cidade só é boa para o turista, quando é boa para o morador”, completa Harry.
Posts Relacionados

Bienal Literária de Taubaté recebe inscrições de escritores e editoras até 24 de outubro


Fundação Cultural de São José disponibiliza guia online com programação de setembro
